Relatório do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado pelo Ministério da Economia quinta-feira (26), revela novo recorde na geração de empregos em Ourinhos. No mês de outubro foram criadas 907 novas vagas, o melhor resultado do ano até aqui. No mês de setembro 869 carteiras de trabalho foram assinadas e em agosto outras 673. São três meses seguidos de saldo positivo e de aumento no volume de contratações.
Os números demonstram uma importante retomada na atividade econômica do município, que está recebendo novos investimentos neste período pós-quarentena. O aumento de contratações em outubro foi puxado pelo setor da Construção Civil, que segue aquecido na cidade representando 5,39% do volume de empregos existentes. Em seguida, veio a Indústria com 1,99% e o Comércio 1,58%. O setor de serviços tem estabilidade no número de empregados, com variação positiva de 0,1%.
DESTAQUE
No mês de outubro, o resultado entre as contratações e demissões em Ourinhos foi um saldo positivo de 269 vagas. Também pelo terceiro mês consecutivo houve mais contratados do que demissões na cidade. No total, Ourinhos apresentou variação positiva de 1,13% no número de empregados e, por mais um mês, cresce à frente dos resultados regionais e nacionais. O número é superior ao do Estado de São Paulo (1%), ao do Sudeste (0,95%) e ao de todo Brasil (1,03%).
AÇÕES
Desde o surgimento da pandemia a Prefeitura de Ourinhos não mediu esforços e investiu em medidas em diversas áreas para evitar que a economia local fosse ainda mais abalada. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo buscou parcerias, desenvolveu treinamentos para empresários e trabalhadores e incentivou o consumo no comércio local por meio de aplicativos e campanhas.