A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou durante o ano de 2020 o programa de castração de cães e gatos para pessoas de baixa renda. Até o momento, 575 castrações já foram realizadas e outras 196 estão autorizadas, totalizando 771 animais. Deste número, 351 são cães e 420 são gatos. A maioria das castrações foi realizada em fêmeas, representando 65% dos procedimentos.
COMO PARTICIPAR
Os munícipes que quiserem participar das próximas etapas do programa devem baixar o aplicativo “Denúncia Ambiental e Maus Tratos Animais” e preencher um formulário. É obrigatório não possuir condições financeiras para realizar a operação e que o animal esteja em bom estado de saúde e limpeza. Os bichos precisam ainda estar com a vacinação anual em dia e com vermifugação.
PERÍODO IDEAL
“A castração deve ser realizada, preferencialmente, até o primeiro cio ou entre o primeiro e segundo cio, pois traz qualidade de vida ao animal. Realizar a castração nessa época evita tumores como o de testículo, próstata, mama, ovário e útero”, detalha Isabel Cristina Munhoz, veterinária responsável pela clínica Bicho da Gente.
Baixe o aplicativo
Sistema Android:https://bit.ly/2OosoMv
Sistema IOS e desktop:https://www.socialcreator.com/denunciaambiental/?integ_ch=1