A atenção básica em saúde é o atendimento inicial dos pacientes, sendo a “porta de entrada” dos usuários no Sistema SUS. O ano de 2020 foi atípico aos anteriores, em decorrência da pandemia COVID-19, que impôs a reorganização do fluxo de atendimentos e serviços nas unidades de saúde de Ourinhos em consonância com a Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.
Todas as reuniões, rodas de conversa e grupos foram readaptados, bem como as Campanhas de prevenção realizadas anualmente. Nas unidades foram instaladas tendas ao lado externo, com cadeiras e espaçamento, sendo priorizado os agendamentos e as consultas emergenciais. As unidades continuaram com a oferta de clínicos, obstetras, pediatras, ginecologistas, respeitando as normas de segurança e preservando e priorizando principalmente os grupos de risco. As consultas aconteceram por demanda espontânea e agendamento, com horários e distanciamento social, evitando aglomerações nas unidades.
Os pacientes foram orientados ao uso de máscara, álcool em gel, higienização das mãos e principalmente ao distanciamento. Todos os pacientes com síndrome gripal suspeitos de COVID seguiram para avaliação clínica conforme conduta habitual e foram norteados pelos fluxos de testagem e internação disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Os profissionais de saúde receberam EPIS para o atendimento e acolhimento dos pacientes, fornecendo também aos usuários sintomáticos que procuravam inicialmente os serviços sem máscaras.