22 FEV 2021
SEGURANÇA PÚBLICA
Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil alertam sobre os cuidados com raios das chuvas de verão

A Prefeitura Municipal de Ourinhos, por meio da Secretaria Segurança Pública e a Coordenadoria da Defesa Civil, alerta a população para os cuidados a serem tomados com as chuvas fortes, mais conhecidas como chuvas de verão, que podem resultar em danos materiais e até mesmo fazer vítimas fatais.

O Brasil está em primeiro lugar na lista de países com maior incidência de raios no mundo: são 77,8 milhões de descargas no solo a cada ano. Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial) somente no mês de janeiro, mais de 6.800 raios caíram na capital paulista, contra 3.300 raios no mesmo período de 2020.

Os dados são preocupantes e as pessoas precisam ficar atentas. Para ter uma noção, a força de um raio é de 100 milhões de volts, ou seja, um milhão de vezes que a voltagem da tomada elétrica. A única alternativa para não ser atingido é se prevenindo.

A Defesa Civil informa ainda que caso uma pessoa seja atingida por um raio a melhor maneira de colaborar com a vitima é ligando imediatamente para o Corpo de Bombeiros ou SAMU para que a mesma seja reanimada.

É importante lembrar que uma pessoa atingida por um raio somente deve ser atendida por um profissional capacitado, por isso as pessoas podem colaborar acionando um órgão responsável.

CUIDADOS PARA NÃO SER ATINGIDO POR RAIOS

Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, etc.;

Afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame, etc.;

Evite soltar pipas e não carregue objetos, como canos e varas de pesca; -Evite andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;

Se não houver nenhum abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos até a tempestade passar. Não deite no chão;

Durante a tempestade, afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões;

Evite utilizar o telefone (a menos que seja sem fio ou celular);

Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.