22 FEV 2014
INFRAESTRUTURA URBANA E OBRAS
OURINHOS GANHA MATERIAL DE FRESAGEM

Ourinhos ganhou uma grande quantidade de material oriundo de fresagem de asfalto. Trata-se de um produto de muita utilidade, pois está sendo utilizado para melhorar estradas rurais, na operação tapa-buracos nas ruas da cidade e em acessos importantes, como ao Clube Balneário Diacuí, e no Recinto do Parque Olavo Ferreira de Sá, que já está sendo preparado para a próxima FAPI.

“A fresa é de grande valia porque deixa a estrada de terra quase como asfaltada. Temos muitas solicitações para a conservação de estradas rurais. E o uso do material de fresagem melhora não só as condições de tráfego da via, mas também a qualidade de vida de quem usa estas estradas. Da mesma forma, é uma contribuição valiosa para a melhoria das ruas na área urbana”, frisa a prefeita Belkis Fernandes.

O material de fresagem, equivalente a 60 caçambas de caminhão de grande porte, foi cedido pela CART – Concessionária Auto Raposo Tavares. Para elevar o padrão de qualidade do pavimento, a Concessionária retirou o asfalto deteriorado usando máquina fresadora. No lugar, foi colocada massa asfáltica de qualidade superior, com adição de polímero, que é uma espécie de borracha sintética. Com isso, transitar pela rodovia está mais seguro e confortável.

O calçamento com material oriundo da fresagem pode ser considerado um pré-asfalto, com grande durabilidade. As vantagens são várias: resolve problemas das vias como buracos, atoleiros, ondulações e excesso de pó, melhorando as condições de tráfego, principalmente em períodos de chuva. Isso significa mais segurança para os moradores do município e até economia, uma vez que reduz a probabilidade de avarias nos veículos.

Para a Prefeitura, o uso de material oriundo da fresagem nas estradas rurais também é vantajosa porque reduz a necessidade de conservação e, consequentemente, de gastos. “Temos muito a agradecer à CART por esta parceria com Ourinhos”, frisou a prefeita Belkis a Athayde Caldas Júnior, Relações Institucionais da Concessionária.

O material de fresagem cedido é resultado do Programa de Recuperação de Pavimento realizado pela CART nas rodovias sob sua administração. “Em 2013, restauramos 453 quilômetros de pavimento em todo o Corredor Raposo Tavares, de Bauru a Presidente Epitácio. Foi um grande e importante projeto de recuperação do asfalto. E aproveitamos o material resultante desta obra de melhoria para fazer o maior projeto de parceria da CART com as prefeituras, que é a doação deste produto da fresagem. É mais um retorno da CART para as comunidades onde ela atua”, frisa Athayde.

FOTO: Assinatura de termo de responsabilidade com a prefeita Belkis Fernandes e Athayde Caldas Júnior, Relações Institucionais da CART