A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, autuou em mais de R$ 7 mil reais um munícipe por maus tratos a animais no Jardim Guaporé.
A equipe de Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente recebeu uma denúncia anônima de que três cães estariam abandonados em uma residência no Jardim Guaporé, após o proprietário ter se mudado do imóvel.
Com base na denúncia, a equipe do Meio Ambiente esteve no Jardim Guaporé. Um morador entrou em contato com o proprietário do imóvel, que foi até a residência e autorizou a entrada dos servidores.
No imóvel, foram constatados sinais de maus tratos contra os cães. Inclusive, um deles estava debilitado e foi de imediato encaminhado para o veterinário que presta atendimento a ADAO.
Apesar de iniciar o tratamento, o animal não resistiu aos sintomas da doença. Já os outros dois cães foram acolhidos por um dos vizinhos e estão sendo monitorados pela equipe do Meio Ambiente.
Diante do que foi constatado, o munícipe foi autuado em mais de R$ 7 mil reais pelos crimes de maus tratos e ausência de prestação de socorro veterinário, conforme prevê a lei complementar 924/2016, que trata sobre os maus tratos a animais. No entanto, esse valor pode aumentar caso fique comprovado também o crime de abandono de incapaz.
Uma informação importante é que a multa somente é aplicada mediante boletim de ocorrência e laudo veterinário.
O assessor de Proteção ao Animal Doméstico e Silvestre, Rodrigo Ito, orientou a população a continuar denunciando os casos de maus tratos a animais na cidade. “Pedimos para que a população entre em contato, denuncie qualquer tipo de maus tratos a animais, pois são seres sagrados, precisam ser respeitados. Contem com o nosso trabalho e apoio, pois estamos aqui para fazer a diferença na vida dos animais”.