28 FEV 2014
EDUCAÇÃO
OURINHOS É REPRESENTADA NO I SEMINÁRIO ESTADUAL DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, a equipe de Orientadores de Estudos e Coordenação Local do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa da Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos participou do I Seminário Estadual do Pacto Nacional, realizado na cidade de Serra Negra.

No evento foram apresentadas as conquistas, desafios e mostras de boas práticas pedagógicas desenvolvidas durante os meses de formação continuada realizada no ano de 2013 pelos professores alfabetizadores das Redes Educacionais participantes.

Estavam presentes em torno de 1.800 pessoas, vinculadas à UNESP, Instituição de Ensino Superior responsável pelo Pacto. Todos estão envolvidos no desafio de alfabetizar letrando todas as crianças até os oito anos de idade. As educadoras puderam apresentar suas práticas e trazer contribuições valiosas para o município de Ourinhos.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

As ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como principal eixo a formação continuada dos professores alfabetizadores.

Para a formação continuada de professores alfabetizadores foram definidos conteúdos que contribuem, dentre outros, para o debate acerca dos direitos de aprendizagens das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; e para o conhecimento e o uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.

A Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos aderiu ao Pacto Nacional no início de 2013 e os professores têm demonstrado bastante interesse e comprometimento pelo curso.

FOTO: (da esquerda para a direita) Profª Luciana, Profª Sandra de Ourinhos, Lourdes Marcelino Machado, Coordenadora Geral do Pacto - UNESP, Profª Annik, Profª Sílvia e Profª Daniela de Ourinhos