O Hospital Covid-19 iniciou nesta quarta-feira (28) o serviço de pronto atendimento a pacientes com sintomas característicos de Coronavírus. O local foi todo reestruturado para reforçar o sistema de saúde do município no enfrentamento da doença.
Os pacientes só deverão buscar atendimento no Hospital caso apresente os sintomas característicos da Covid. No local eles serão avaliados pela equipe médica, que fará a testagem e caso sejam diagnosticados com a doença, já receberão os primeiros atendimentos médicos.
Caso o paciente não apresente os sintomas característicos da Covid, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que se dirija até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou aos Postos de Saúde para atendimento médico.
A reestruturação resultou numa série de investimentos no Hospital. Houve a contratação por parte da empresa que gerencia o Hospital de mais profissionais para atender a demanda. Além disso, a estrutura do Hospital foi ampliada e conta agora com oito leitos de estabilização, mais 10 de internação, novos equipamentos, entre eles, um aparelho de raio-x, novos pontos de oxigênio, instalação de uma mini usina de oxigênio e de um compressor específico de ar comprimido.
A reestruturação também contemplou a criação de três consultórios médicos no saguão do Hospital e ainda a instalação de uma tenda no estacionamento do hotel onde os pacientes irão aguardar pelo atendimento.
As melhorias no Hospital Covid irão contribuir para desafogar o atendimento na UPA e nos Postos de Saúde, melhorar e ampliar a capacidade de atendimento das pessoas com Covid e minimizar o máximo possível à transferência de pacientes para UTI.
O Hospital Covid de Ourinhos, situado no Grande Hotel, é o único hospital de campanha em funcionamento na região. O local serve de acolhimento para tratar os pacientes e mantê-los isolados do contato com as pessoas e assim conter uma maior disseminação do vírus na cidade.