04 MAR 2014
ESPORTES E LAZER
OURINHOS CONQUISTA PROGRAMA VIDA SAUDÁVEL

O Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), publicou na segunda-feira, 17, o resultado final do edital de Chamada Pública da seleção das propostas feitas pelas prefeituras interessadas em executar o programa Vida Saudável.

Ourinhos foi selecionada para participar do primeiro bloco de formalização do convênio. Segundo a prefeita Belkis Fernandes “esse programa favorece a participação da comunidade aumentando sua qualidade de vida, através de ações ligadas ao esporte, lazer e cidadania, ampliando o acesso à prática das mais variadas formas de manifestações esportivas, culturais e de lazer. Estamos promovendo políticas públicas integradas voltadas para melhorar as condições de vida dos nossos cidadãos idosos”.

A vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso e coordenadora dos trabalhos com idosos no município, Madalena Grandini Saraiva elogia a iniciativa. “O Programa Vida Saudável será muito importante para nossos idosos, pois além da prevenção da saúde, prevenção de doenças, vai contribuir para a socialização deles, ajuda a evitar conflitos familiares, promove o relacionamento entre eles permitindo que façam novos amigos, além de aumentar a autoestima deles, o que reflete automaticamente na mudança de comportamento. As atividades físicas contribuem na recuperação de dores e essa socialização ajuda a minimizar as reclamações, enfim, a vida dos idosos é outra quando praticam atividades que propiciam uma vida mais saudável”, destacou.

A proposta do programa Vida Saudável encaminhada pela Prefeitura ao Ministério contempla a implantação de quatro Núcleos de atendimento: Recanto dos Pássaros, Vila Margarida, Jardim Itamaraty e Vila Mano, totalizando 800 pessoas beneficiadas.

PROGRAMA VIDA SAUDÁVEL

O Programa Vida Saudável, na sua essência, visa oportunizar a prática de exercícios físicos, atividades culturais e de lazer para o cidadão idoso, estimulando a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direitos de todos.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O programa tem o objetivo de democratizar o lazer e o esporte recreativo, priorizando o protagonismo da pessoa que envelhece, na perspectiva da emancipação humana e do desenvolvimento comunitário, valorizando a diversidade cultural local fomentando o respeito à diversidade sexual, étnica e religiosa, implementando e ampliando as ações intersetoriais com ministérios, secretarias estaduais e municipais, instituições de ensino superior e outros setores da sociedade, garantindo a participação de pessoas, predominantemente, a partir de 60 anos, contribuindo para que as políticas de lazer e de esporte recreativo avancem do atual estágio de política de um governo para a dimensão mais ampla de Política de Estado.

OS EIXOS CENTRAIS DO PROGRAMA VIDA SAUDÁVEL SÃO:

1 - Implementação e desenvolvimento de Núcleos de Lazer e Esporte Recreativo, nas diversas regiões brasileiras, com atividades sistemáticas e assistemáticas de lazer e esporte recreativo, no sentido de garantir o direito ao lazer para pessoas idosas (predominantemente, a partir de 60 anos).

2 - Formação continuada de gestores, agentes sociais de lazer e esporte, lideranças comunitárias, legisladores e demais parceiros atuantes na esfera pública, com vistas à formação e implementação de políticas locais para pessoas idosas.