06 JUL 2021
SAÚDE
CTA/COAS funcionará em horário estendido em julho para realizar testagem de hepatites virais
Ação faz parte da campanha "Julho Amarelo"
A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove durante o mês de julho a campanha “Julho Amarelo” com o objetivo de conscientizar a população sobre o tratamento e prevenção às hepatites virais.

O exame para diagnosticar a doença é rápido, sigiloso, seguro e gratuito para qualquer cidadão. Basta procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/COAS) do município, localizado na rua Dom José Marello, 385, na Vila Mano (localização no Google Maps), e que funcionará em horários especiais neste período:

– De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
– Plantão noturno nos dias 13 e 15/07: das 8h às 20h.
– 17/07 (sábado): 8h às 14h.

O QUE É HEPATITE
Segundo o Ministério da Saúde, a hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. A transmissão das hepatites virais acontecem de formas variadas, como relações sexuais sem preservativo, contato sanguíneo, ou infecções relacionadas às condições de saneamento básico e higiene.

SINTOMAS
Alguns sintomas da hepatite são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Nem sempre o infectado apresenta sintomas, por isso a testagem é essencial.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO
O SUS oferece vacina para a Hepatite A e B, além de fornecer tratamento gratuito para todos os pacientes com a doença. Para evitar o contágio algumas medidas são essenciais, como:

– usar preservativo nas relações sexuais;
– evitar compartilhamento de materiais cortantes e seringas, ou qualquer outro que possa ter entrado em contato com sangue (alicates e escovas de dente, por exemplo);
– manter boas práticas de higiene em geral, com lavagem constante das mãos, consumir apenas água tratada e higienização dos locais de alimentação.

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo telefone com o CTA/COAS: (14) 3325-2045 ou (14) 99739-8834.