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AGO
03
03 AGO 2021
INCLUSÃO
Atendimento online proporciona acolhimento e inclusão das pessoas surdas de Ourinhos
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A Prefeitura de Ourinhos e a Associação Amigos dos Surdos de Ourinhos e Região (ASO)  iniciaram no início deste ano uma ação importante com o objetivo de promover a acessibilidade e a inclusão das pessoas surdas do município.

Desde fevereiro está disponível um canal de atendimento online via Whatsapp. Por meio do número (14) 99779-5812 as pessoas surdas entram em contato com a equipe da Associação para acolhimento nos mais diversos serviços, seja na área social, saúde e até mesmo de empregabilidade. 

A pessoa surda entra em contato com a equipe da Associação e solicita o apoio seja ele na forma presencial ou então por meio de videochamada, garantindo assim todas as condições para um atendimento efetivo.  

Desde quando o canal online foi disponibilizado, já houve atendimento nas consultas no Postão com acessibilidade em Libras; informações sobre receitas e orientações médicas para tratamentos de saúde; acompanhamento de consultas no AME para pacientes Surdos em tratamento; intermediações para realização ou renovação do passe livre; orientações sobre documentações necessárias para vacinação Covid 19; intermediações para exames de audiometria;  condições de acessibilidade em cursos de formações para condutores (Realização da CNH); orientações e prestações de serviços de intermediações com auto escolas; orientações e intermediações  para empregabilidade da pessoa surda e condições para sua inserção ao trabalho (acompanhamento em entrevistas, exames admissionais, interações para ingresso no trabalho); e apoio familiar para atendimento social em cursos de artesanato e construção da Língua de sinais. 

O Presidente da ASO, Rafael Reis, e a vice-presidente Clicia Prado, afirmaram que este atendimento online favoreceu a acolhida e a acudida da pessoa surda e apostam que o trabalho será expandido. “Esse atendimento só tende a crescer. A gestão do prefeito Lucas Pocay tem esse foco da inclusão e já sentimos isso com a empregabilidade, a saúde, a formação educacional. Nossa expectativa é que esse trabalho por meio deste atendimento online será expandido, promovendo assim uma maior inclusão no município”. 
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