19 MAR 2014
INFRAESTRUTURA URBANA E OBRAS
PREFEITURA EXECUTA REPAROS EM GALERIAS PLUVIAIS NO PQ. MINAS GERAIS

A prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Obras, através do programa de recuperação de galerias pluviais que está contemplando diversos pontos em toda a cidade, está executando reparos em galerias pluviais no Pq. Minas Gerais.

A ação faz parte do PIMC (Plano Integrado de Melhoria Contínua) lançado pela prefeitura de forma a integrar os serviços das secretarias municipais edar agilidade às obras da cidade.

“Estamos iniciando uma melhoria na captação de água das galerias próximas a região entre o Pq. Minas Gerais e Boa Esperança, principalmente na Rua Moacir Cassiolato que é a rua que recebe toda água do bairro para depois chegar à canalização do córrego. Desta forma começamos o serviço de melhoria pela parte mais baixa que é na travessia de acesso ao Jd. São Jorge. Neste trecho estamos reforçando a captação na Moacir Cassiolato, cujas bocas de lobo e galerias não estão sendo suficientes. Existem defeitos nas sarjetas que obstruem a passagem da água e fazem com que ela volte para o asfalto, fazendo com que haja maior desgaste do asfalto e mais buracos”, explicou o secretário de Obras José Roberto Barros de Carvalho “Betão”.

Os problemas com galerias conseguem ser detectados com mais facilidade na época de chuva. “É nesse período que conseguimos determinar melhor os problemas, então estamos tentando reforçar essa captação. Iniciamos os serviços nessa região esta semana e acredito que vamos levar mais uns 10 ou 15 dias, dependendo da chuva. Se a galeria resistir ao volume de água que passa, jogando-a para dentro da caixa, a população vai ter muitos benefícios porque a água não vai mais entrar em casas ou comércios”, pontuou Betão.

“Nosso serviço ali consiste em aumentar as caixas de captação de água, substituindo as simples pelas duplas com entradas em 45 graus e tomando outras medidas necessárias para que a água chegue mais rápido às caixas. Estamos desmanchando trechos da sarjeta, fazendo com que a água se direcione a caixa, ela tem que andar na sarjeta para entrar na caixa. Com isso estamos retirando obstáculos que existiam nas sarjetas, para que os veículos possam entrar em suas garagens, estamos rebaixando o meio fio, fazendo as inclinações das calçadas e fazendo com que suas inclinações fiquem no meio fio, chegando às bocas de lobo e entrando nas caixas. A determinação da prefeita foi muito oportuna e vamos tentando eliminar grande parte dos problemas ocasionados pelas chuvas nos pontos baixos da cidade”, finalizou o secretário de obras.