22 MAR 2014
EMEI MANUEL BANDEIRA RECEBE HOMENAGEM DO PRÊMIO CONSTRUINDO A NAÇÃO

Na última segunda-feira, 17, a EMEI Manuel Bandeira foi homenageada pelo Prêmio Construindo a Nação, uma iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil. A Unidade Escolar foi representada pelos Professores, funcionários da escola, Coordenadora Pedagógica, técnicos da Secretaria Municipal de Educação e também pelos pais e alunos que participaram do Projeto do ano de 2013 que motivou a conquista da homenagem deste ano.

No ano passado, a EMEI Manuel Bandeira ficou classificada em primeiro lugar com o projeto “Brasil no prato da escola”, idealizado pela Professora Maria Teresa Degaspari Salles. O projeto teve como objetivo instigar e introduzir alimentos como legumes, verduras e temperos, por meio de uma horta utilizada para o preparo dos alimentos das crianças.

Com o projeto, as crianças também trabalharam questões que envolveram matemática e língua portuguesa, a primeira foi utilizada para as medidas e quantidades e a segunda, no conhecimento das palavras.

Este é o quarto ano consecutivo que a EMEI Manuel Bandeira é classificada no Prêmio Construindo a Nação. Desta vez, teve a participação especial da Escola de Música de Ourinhos Maestro Américo de Carvalho que foi parceira durante as ações do Projeto.

PRÊMIO CONSTRUINDO A NAÇÃO – INSTITUTO CIDADANIA BRASIL

O Prêmio Construindo a Nação, criado em 2000, durante cinco anos teve a participação de cerca de 650 mil alunos no Estado de São Paulo. O objetivo do Prêmio é destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas, inicialmente do ensino médio e agora com a participação do ensino fundamental e EJA, realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão inseridas.

A iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil junto com CNI/SESI é apoiada nos Estados de São Paulo pela Fundação Volkwsvagen (também no Rio de Janeiro), Fundação Cásper Líbero e Secretarias de Estado da Educação e da Cultura.

O prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a realidade nacional.

FOTO: Representantes da EMEI "Manuel Bandeira" após o recebimento da placa de homenagem do Prêmio Construindo a Nação