22 MAR 2014
MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA
DIA DA FLORESTA: SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REALIZA PLANTIO DE ÁRVORES COM ALUNOS DA EMEF PEDAGOGO PAULO FREIRE

Nesta sexta-feira, 21, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e as Secretarias de Assistência Social e de Educação, realizou uma atividade nos Conjuntos Habitacionais Ourinhos H e Ourinhos I para comemorar o Dia da Floresta, instituído por meio da Lei Municipal nº 5.488 de21/07/2010 , de autoria do vereador Edvaldo Lúcio Abel.

A Secretaria de Meio Ambiente levou os alunos da EMEF Pedagogo Paulo Freire para realizar o plantio de 15 árvores em uma quadra do recém-inaugurado conjunto da CDHU. Foram plantadas resedas, ipês, quaresmeiras, acácias manduirana e o quarteirão já possuía pata de vaca.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Agricultura Diógenes Corrêa Leite esta ação visa a conscientização da população com relação à necessidade de preservação ambiental. “Realizamos esta atividade tendo em vista o Dia da floresta que é celebrado no dia 21. Esta é uma ação socioeducativa, é uma oportunidade de passarmos para as crianças a importância do cuidado com o meio ambiente. Além disto, o plantio de árvores em uma quadra de 100m, com calçada ecológica e rede compacta é uma diretiva para a conquista do selo verde-azul” explicou.

A Secretária de Assistência Social Maria Aparecida Finotti Oliveira, também esteve presente durante o plantio das árvores. “A assistência social tem por atribuição no caso das casas do CDHU, após a ocupação, acompanhar o convívio e adaptação da comunidade no território. Assim, esta ação visa contemplar o acolhimento, bem como a qualidade de vida das famílias do bairro. Além disto, esta atividade faz parte do Plano Integrado de Melhoria Contínua (PIMC), que prevê a intersetorialidade dos serviços do Governo Municipal. Estão envolvidas a Secretaria de Meio Ambiente, Educação, Assistência Social e a SAE (Superintendência de Água e Esgoto)”, informou.

Neste trabalho pós-ocupação das moradias, a parceria entre o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com a CDHU irá continuar e outras atividades serão realizadas. Por exemplo, palestras e oficinas com relação à economia de água e sustentabilidade.

Também estiveram presentes a Técnica Social da CDHU Ilda Chicalé Atauro e representante da Companhia Maura Macierinha.