26 MAR 2014
EDUCAÇÃO
PROJETO AGENTE MIRIM DE SAÚDE É CLASSIFICADA ENTRE OS MELHORES RELATOS DA IV MOSTRA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA

A Equipe Gestora da EMEF “Prof. Jorge Herkrath” participou, em Brasília, entre os dias 12 e 15 de março, juntamente com os agentes comunitários da USF (Unidade de Saúde da Família) Pacheco Chaves e um representante da Secretaria Municipal de Saúde, da IV Mostra Nacional de Experiências de Atenção Básica, Saúde da Família em que foram classificados com o Projeto Agente Mirim da Saúde.

O Projeto que tem como foco o combate à Dengue conquistou o 26º lugar, dentre os 900 relatos classificados para a Mostra, conforme o site:www.mostrasaude.net/hostsit-noticia/conheça-os-premiados-daIV-mostra.

O Projeto Agente Mirim da Saúde surgiu do trabalho que a equipe da Unidade já desenvolvia, por meio das ações voltadas para a conscientização das crianças e suas famílias sobre a importância que cada um tem no combate à dengue.

A princípio, a equipe dos Agentes Comunitários de Saúde reuniram-se com as crianças na Unidade Escolar, levando informações sobre o que é a Dengue, como se desenvolve, principais sintomas, meios de transmissão e principalmente o que se deve fazer para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Em 2009, quando o projeto passou a ter o formato de programa, foram estabelecidos cronogramas de atividades mensais, sendo em um mês atividade externa e o outro, em sala de aula. A interação da Unidade de Saúde e Escola acontece em todas as etapas: reuniões entre equipes para definir quais ações serão desenvolvidas, sempre com enfoque permanente no controle da Dengue, mas abordando outras questões, como saúde bucal, higiene, postura, nutrição, meio ambiente, diversas doenças, atividade física, combate ao uso de drogas, cidadania, calendário de vacina e o programa Saúde na Escola.

A Diretora da Unidade Escolar, Profª Rosana Pinha da Cunha e a Coordenadora Pedagógica, Profª Sandra Aparecida da Silva Godoi retornaram do evento com a certeza de que estão trilhando no caminho certo e com grandes ideias para aprimorar o Projeto Agente Mirim da Saúde e Programa Saúde na Escola (PSE).

“Ressaltamos que os vitoriosos dessa conquista são os alunos que já desenvolveram o Projeto nos anos anteriores e os alunos iniciantes desse ano de 2014. Esta conquista deu-se graças ao empenho, responsabilidade e compromisso deles. Parabéns a todos os alunos que contribuíram para esta vitória nacional!”, segundo a Diretora da Unidade Escolar.

A equipe da EMEF Professor Jorge Herkrath, os alunos, os pais e comunidade agradecem ao apoio da Secretara Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura Municipal de Ourinhos pela participação do Projeto na IV Mostra Nacional de Experiências de Atenção Básica/Saúde na Família.

FOTO: Representantes da EMEF "Prof. Jorge Herkrath" e da Unidade de Saúde da Família do Parque Pacheco Chaves