26 MAR 2014
MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA
CAMPANHA CONTRA A CINOMOSE EM OURINHOS JÁ ESTÁ RECEBENDO PRÉ-INSCRIÇÕES

Foi realizada na manhã da última quinta-feira, 20, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, uma reunião entre representantes das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, protetores de animais e veterinários da Cooperativa Médica Veterinária de Ourinhos e Região - CMVOR para tratar sobre a campanha de vacinação para a erradicação da cinomose em Ourinhos.

A campanha, que tem o apoio da Prefeitura Municipal, é promovida pela CMVOR e a vacinação é gratuita. A cooperativa já está recebendo pré-inscrições no telefone 3026-2337, sendo estas, importantes para a previsão da população de cachorros que será atendida, visto que, a quantidade de vacinas requisitadas para a campanha tem como base as pré-inscrições efetuadas.

CINOMOSE

A cinomose é uma doença de cachorros causada por um vírus, é sistêmica, ou seja, pode atingir vários órgãos, além de ser altamente contagiosa. Frequentemente leva à morte filhotes e adultos.

Qualquer cachorro, em qualquer idade, pode ser contaminado com cinomose de diferentes formas. O vírus é transmitido entre um animal doente e outro susceptível. Alguns animais doentes podem estar assintomáticos (estarem com a doença, mas não apresentarem seus sintomas) e passarem a doença para outro sadio por meio de secreções (nasais, fezes, etc).

Os sintomas comumente observados são distúrbios intestinais e respiratórios, apatia, falta de apetite e ressecamento do coxim palmar (almofadinhas das patas). Todavia este quadro inicial costuma não ser o bastante para alarmar os proprietários, sendo o auxílio médico procurado somente quando a doença atinge a fase nervosa e a perturbação do estado do animal é mais chocante.

FOTO – A reunião contou com a presença de técnicos da Prefeitura de Ourinhos e membros da CMVOR (Cooperativa Médica Veterinária de Ourinhos e região)