11 SET 2013
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Secretaria de Assistência Social promove campanha de Valorização e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF) promove a partir da próxima segunda-feira, 16, a Campanha de Valorização e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência “OLHA EU AQUI! DE NOVO!”.

A campanha contempla o Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro. De acordo com a Secretária de Assistência Social Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha”, a campanha objetiva a promoção e divulgação dos direitos das pessoas com deficiência.

A conscientização da população é primordial para que as pessoas com deficiência possam ser incluídas de forma plena e tenham acesso a seus direitos em todos os setores da sociedade. Nesta campanha, por meio da troca de informações e experiências pretendemos incentivar e estimular ações que garantam os direitos das pessoas com deficiência”, afirmou Cidinha.

Este é o segundo ano que a campanha será promovida em Ourinhos. No ano anterior entre as várias atividades que aconteceram destaca-se a exposição “Memorial da Inclusão: os caminhos da pessoa com deficiência”. A mostra foi realizada na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde e reuniu documentos, selecionados para compor uma leitura do movimento social da pessoa com deficiência, sua luta e conquistas.

A campanha

Este ano a campanha iniciará na próxima segunda-feira, 16, com uma roda de conversa com os adolescentes que participam do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo nas 4 unidades dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social). Os adolescentes serão instruídos sobre os direitos da pessoa com deficiência, além de participar da atividade “vivenciando as diferenças” realizada pela AADF (Associação de Assistência ao Deficiente Físico).

Nessa atividade os adolescentes experimentarão como é andar em uma cadeira de rodas, com olhos vendados, com ouvidos tampados, com muletas, etc”, explicou a organizadora do da campanha, a assistente social Maria Inês Francisco.

Após as atividades, durante a próxima semana, de 17 a 20 de setembro, os adolescentes irão fazer a divulgação nos respectivos bairros dos CRAS a divulgação dos direitos da pessoa com deficiência por meio de panfletos.

A assistente social Maria Inês afirmou que a intenção da divulgação nos bairros é descentralizar as ações da campanha. “Nossa intenção é que a população dos bairros tenha acesso à informação e comece a ter uma visão diferenciada sobre a questão dos direitos da pessoa com deficiência na própria região que reside”, frisou Inês.

Para a realização da campanha a Secretaria Municipal de Assistência Social e o COMDEF contaram com o apoio da AADF, APAE, Faculdade Estácio de Sá e Secretaria Municipal de Cultura.

A campanha ainda conta em sua programação com o Seminário: “Direitos da Pessoa com Deficiência: Uma história de luta por uma política inclusiva”, ministrado pela deputada Célia Leão, apresentações esportivas e culturais no dia 23 de setembro.

Finalizando as atividades da Campanha a AADF promoverá uma Balada Inclusiva, realizada na sexta-feira, 27, às 19h na Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região de Ourinhos (AERO). Na entrada será cobrado o valor de R$ 5,00 que será destinado à própria AADF.

Para mais informações sobre a campanha e sobre o direito da pessoa com deficiência entrar em contato pelos telefones: (14) 3302-6300/ 3324-5416 / 3302-3030.

Programação da Campanha de Valorização e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência “OLHA EU AQUI! DE NOVO!”:

• 16/09/2013 – Segunda-Feira

Local: Faculdade Estácio de Sá

Atividade: Roda de Conversa com adolescentes

• 23/09/2013 – Segunda-feira

Local: Faculdade Estácio de Sá

13h30 – Recepção e Abertura

14h – Seminário: “Direitos da Pessoa com Deficiência: Uma história de luta por uma política inclusiva”.

Palestrante: Deputada Célia Leão

15h – Dança Carimbó – Projeto de Convivência da APAE

15h15 - “Deficiência e Eficiência, quem é o sujeito?” - Direção Karina Zimmerman (Teatro Fórum – Teatro do Oprimido), com alunos do Curso de Teatro da Secretaria de Cultura

16h – Coffee Break