04 FEV 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA
Estudos de viabilidade para o Projeto “Limpa Panema” são iniciados
A Prefeitura de Ourinhos se reuniu presencialmente e virtualmente na manhã desta quinta-feira (2) com representantes do grupo “Amigos Caiaqueiros” para iniciar os estudos de viabilidade para a realização do projeto “Limpa Panema”.

A iniciativa formulada pelo grupo pretende enfatizar a importância de manter os rios limpos, buscando contato com pescadores e com a comunidade em geral que utiliza o Rio Paranapanema para lazer. Uma das primeiras etapas está prevista para abril, após a piracema, quando deve ser realizado um mutirão de limpeza no local.

“A ideia é recolher o lixo enroscado nas vegetações no meio do rio com os caiaqueiros, porque nos deparamos com muita sujeira deixada por pessoas que utilizam nossos rios. Também desejamos movimentar o Turismo, o mercado de pesca e trazer consciência ambiental”, disse Guilherme Delphino, integrante do Amigos Caiaqueiros..

“É muito importante para o desenvolvimento turístico que as pessoas visitem e aproveitem o rio, mas elas precisam ter sua consciência ambiental estimulada para que levem seu lixo embora”, destacou Paulo Ramos, gerente de Qualidade Ambiental.

O secretário da pasta de Turismo, Tiago Moreira, relembra que Ourinhos possui um grande potencial para promover o ecoturismo e a pesca esportiva na região, mas para isso precisa aliar a preservação dos rios que cruzam o município, sendo essenciais as parcerias com grupos engajados, como o “Amigos Caiaqueiros”, para cumprir este papel.