04 ABR 2014
EDUCAÇÃO
PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARTICIPAM DE WORKSHOP DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Área de Língua Portuguesa, em parceria com o Grupo Votorantim Energia, promoveu um workshop na área de comunicação e linguagem. O evento foi ministrado pela Profª Doutora Maria José Eras Guimarães Biguettim no último dia 25, no Centro de Referência do Ensino Fundamental – CREF.

O público foi formado por professores de Língua Portuguesa e professores convidados. O foco principal da palestra foi a reflexão sobre linguagem por meio do uso da palavra, com vistas ao aprimoramento do desempenho da habilidade de comunicar-se, tanto com os outros como consigo mesmo. Além de proporcionar momentos de reflexão sobre a questão ambiental a partir do uso coerente e atento da palavra.

O workshop buscou estimular a postura crítica por meio de reflexões práticas que mostrem que as palavras são fontes de informação, conteúdos, significados e emoções, apontando o uso da palavra como ação, a importância de percebê-la, compreendê-la e produzi-la. A palestrante enfatizou a importância da palavra como ação em movimento, gerando atitude.

Esta formação é parte das ações educativas do Projeto de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica de Ourinhos, do Grupo Votorantim Energia, que tem propiciado capacitações para os educadores da Rede Municipal de Ensino.

FOTO: Profª Drª Maria José Eras Guimarães Biguetti durante o workshop de comunicação e linguagem.