08 ABR 2014
EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EM PARCERIA COM APAE PROMOVE AÇÃO NO DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Na quarta-feira 02 foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), promoveu uma atividade na Praça Mello Peixoto.

O objetivo da ação foi informar sobre o que é o autismo e suas características, conscientizar sobre os direitos de inclusão da pessoa autista e fortalecer o senso de cidadania e o sentimento de solidariedade na comunidade escolar e na sociedade como um todo.

O evento contou com a distribuição de panfletos sobre o tema, broches na cor azul, que simboliza o autismo. Além de um carro de som com música, cartazes e de apresentações de alunos com autismo da APAE.

A secretária Municipal de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes falou sobre a importância da conscientização. “A Educação participou do dia de Conscientização do Autismo, com seus funcionários vestindo azul e a sede da secretaria iluminada da mesma cor. Tendo em vista que o azul remete ao autismo. Nossa intenção é conscientizar a população sobre o autismo. Além de nos colocar à disposição das famílias, pois temos que incluir da melhor maneira possível todos nas redes regulares de ensino”, destacou.

A diretora escolar da APAE Patrícia Miranda falou sobre a importância do dia Mundial de Conscientização do Autismo. “A APAE sede e rural estão participando desta atividade para fazer a sociedade refletir sobre o tema, visto que muitas pessoas desconhecem o autismo”, ressaltou.

Patrícia também destacou a parceria com o Governo Municipal. “Para que o trabalho na APAE sede e rural aconteça, temos um apoio muito grande com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. São cedidos 23 professores para APAE e a maioria atende justamente o setor dos autistas”, informou.