23 ABR 2014
EMEF AMÉLIA MARON REALIZA ELEIÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL 2014

No início do mês, a EMEF “Profª Amélia Abujamra Maron”, realizou a eleição para os alunos representantes do Grêmio Estudantil, sendo esta uma oportunidade para o exercício da cidadania, momento em que foi disponibilizada a urna eletrônica, onde os alunos escolheram sua chapa na tela do computador e, ao clicar, visualizavam a foto do presidente e então, confirmavam a escolha.

O processo de eleição teve início no mês de março, a partir daí ocorreu a divulgação do Grêmio, bem como as orientações e os esclarecimentos sobre o significado e a relevância da representatividade dos alunos na escola. Após as orientações, os alunos organizaram suas chapas e as divulgaram por meio de cartazes na escola. Os alunos, organizados em chapas, apresentaram-se e expuseram suas propostas no último dia 02, na quadra poliesportiva da escola.

Tudo ocorreu de forma tranquila e democrática, foram momentos em que os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar essa prática importante de escolha de seus representantes, partindo da premissa que todos têm autonomia de votar naquele que acreditam ter a melhor proposta para o seu próprio futuro acadêmico.

A apuração eletrônica foi realizada após a finalização da eleição, no mesmo dia, divulgando-se os resultados. A chapa vencedora foi a UPEE- Unidos Pela Educação Escolar, que foi empossada e nomeada. Confira a composição da chapa:

PRESIDENTE: Maria Eduarda - Sala: 806

VICE-PRESIDENTE: Thiago Batista - Sala: 901

1º SECRETÁRIO: Karla Ramos - Sala: 805

2º SECRETÁRIO: Eloisa - Sala: 806

ORADOR: Brendo Bernardine - Sala: 906

TESOUREIRO: Ygor Mendes - Sala: 901

DIRETOR SOCIAL: Carolina Silva - Sala: 901

DIRETOR DE IMPRENSA: Natália - Sala: 803

DIRETOR DE ESPORTES: Alex - Sala: 905

DIRETOR CULTURAL: Natália Carolina - Sala: 901

1º SUPLENTE: Giuliana Pontes - Sala: 906

2º SUPLENTE: Gaby Guedes - Sala: 806

A organização dos estudantes por meio do Grêmio é garantida pela legislação e objetiva a integração e o envolvimento dos alunos com o corpo docente e com os funcionários; o desenvolvimento do espírito de solidariedade e cooperação entre os estudantes; a permissão da discussão, criação e fortalecimento das inúmeras possibilidades de ação no ambiente escolar e na comunidade; na contribuição da construção da comunidade escolar e na estimulação da participação e no engajamento de todos os alunos em atividades e projetos na escola.

Para a Secretaria Municipal de Educação, o grêmio é para o aluno uma prática de decisões democráticas, um fortalecimento para o exercício de cidadania. Quanto à interação entre escola, aluno e comunidade é um ganho muito grande para a educação, uma união de forças em benefício à formação dos estudantes. O grêmio auxilia na criação do espírito protagonista juvenil e dos líderes positivos no ambiente escolar, servindo de exemplos para os demais colegas.

FOTO: Estudantes da EMEF Amélia Abujamra Maron durante votação para a escolha do Grêmio Estudantil da escola