24 ABR 2014
VACINA CONTRA A GRIPE JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

O Governo de Ourinhos informa que a Campanha de Vacinação contra a Gripe teve início nesta quarta-feira, 23. As vacinas estão disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município.

No sábado, dia 26 de abril acontecerá uma mobilização nacional, chamada dia “D” e 17 postos de saúde estarão em funcionamento das 8 às 17 horas, mas não deixe para última hora, aqueles que puderem se dirijam com calma até a UBS mais próxima de sua residência para se imunizar.

Deverão ser vacinadas crianças entre seis meses e quatro anos 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (mulheres em pós-parto até 45 dias), pessoas com 60 anos ou mais, doentes crônicos de 5 anos a 59 anos (portando receita médica indicativa do grupo de comorbidade), trabalhadores de saúde e população privada de liberdade (vacinação ocorrerá na instituição). Todos que fazem parte destes grupos de risco deverão encaminhar até uma UBS para ser vacinado.

A Secretaria de Saúde ressalta que para a prevenção da gripe é importante no cotidiano a higiene e limpeza. A melhor forma de se proteger da gripe é lavar as mãos várias vezes ao dia e evitar passar a mão/os dedos no rosto. Abrir as janelas para arejar os ambientes e deixar a luz do sol entrar. Não compartilhar copos e talheres. Praticar hábitos saudáveis de vida: alimentação nos horários, ingerir 6 a 8 copos de líquidos por dia, caminhar, ingerir bebidas alcoólicas com moderação.

Além disso, as pessoas com suspeita de gripe devem procurar atendimento médico o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. Não se automedique. Procure atendimento médico e só utilize o medicamento indicado.