25 ABR 2014
SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE CÂNCER BUCAL

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do programa de Saúde Bucal e do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), promove neste sábado, 26, das 08h às 17 horas ininterruptamente, o Dia D da Campanha de Prevenção de Câncer Bucal, que tem como objetivo detectar em pessoas com 60 anos ou mais, o câncer bucal, por meio de exames clínicos.

Segundo o coordenador de Atenção Bucal Prof. Dr. José Sidney Roque, como o público alvo são pessoas com mais de 60 anos, a ação vai ser realizada no sábado, quando acontece o Dia D de Vacinação contra a Gripe Influenza. “Aproveitamos que os idosos estarão nas Unidades de Saúde para tomar a vacina contra a gripe para convidá-los a fazer o exame de detecção do câncer bucal. Os pacientes que porventura forem detectados com alguma alteração na cavidade bucal, já saem com agendamento de dia e horário para atendimento no CEO, que fica na UBS da Vila Margarida, para realização de exame específico”, informou.

Dr. Sidney disse ainda que neste dia será feita, além do exame para detecção do câncer bucal, uma avaliação da saúde bucal das pessoas. “Aproveitaremos para fazer um levantamento das pessoas que precisam de prótese total, sendo que hoje fornecemos em média, 80 dentaduras por mês aqui no Postão. Caso seja detectada a necessidade da prótese, encaminhamos o paciente para a extração dos dentes ainda existentes para que possamos fornecer a prótese. Tudo isso não tem custo algum, é tudo feito gratuitamente”, acrescentou.

Pacientes que tenham necessidade de tratamentos de cáries ou canal, por exemplo, podem procurar o dentista diretamente em uma das Unidades Básicas de Saúde que possuem consultório odontológico e equipe de profissionais para realizar o tratamento.

Se você, ou alguém de seu convívio tem 60 anos ou mais, aproveite o sábado, 26 quando acontecerá o Dia “D” da Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, para se consultar com um dos cirurgiões-dentistas da rede municipal de saúde que realizarão exames clínicos da cavidade bucal nas pessoas que receberem a vacina. A avaliação bucal poderá ser feita em 11 Unidades de Saúde, são elas:

1- Centro de Saúde I de Ourinhos

2- UBS Vila Odilon