22 MAR 2023
SAÚDE
Prefeitura de Ourinhos realiza campanha de busca ativa de pacientes com Tuberculose
A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza até o dia 31 de março uma Campanha de Intensificação de Busca Ativa de pacientes com Tuberculose. O exame de investigação da doença está sendo ofertado em todas as Unidades Básicas e nas Estratégias Saúde da Família.

Pessoas com tosse persistente (com ou sem catarro) há mais de 2 semanas e emagrecimento podem realizar o exame, que é solicitado pela enfermeira das unidades. O exame consiste na coleta de escarro pelo paciente na própria unidade, o recipiente é fornecido pela própria unidade e assim que é coletado o material é encaminhado para o Laboratório.

A campanha de busca ativa é realizada em março, mês que se celebra o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, no dia 24. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos também. Após diagnosticada, tem tratamento e é gratuito pelo SUS.