22 MAI 2023
ESPORTES E LAZER
Comitê Paralímpico Brasileiro oficializa Ourinhos como Centro de Referência Paralímpico

A cidade de Ourinhos foi oficializada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como Centro de Referência Paralímpico. O acordo firmado entre a entidade e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, é uma das maiores conquistas para o município fomentar ainda mais o paradesporto.

Com a oficialização, Ourinhos está entre as poucas cidades paulistas a garantir essa chancela do Comitê Brasileiro para abrigar um Centro de Referência Paralímpico no Estado de São Paulo. Serão disponibilizadas as modalidades de Atletismo, Natação, Parabadminton, Tênis de Mesa e Vôlei Sentado. As atividades serão realizadas no Ginásio do Monstrinho e no Centro de Treinamento localizado no recinto da FAPI.

O trabalho voltado a atividades esportivas as pessoas com deficiência iniciou em 2017 na gestão do prefeito Lucas Pocay e do secretário de Esportes Danilo Ferreira com o lançamento do Programa Esporte Inclusivo, que disponibiliza 12 modalidades gratuitas, as quais são praticadas hoje por cerca de 100 alunos.

Entre as modalidades oferecidas para pessoas com deficiência estão atletismo, capoeira inclusiva, ciclismo, jiu-jítsu, tênis de mesa, tênis em cadeira, futevôlei de amputados, vôlei sentado, xadrez inclusivo, futebol de amputados, natação, WCMX e tênis de cadeira de roda.

O município, recentemente, foi sede da Copa do Brasil de Futebol de Amputados, das finais do Campeonato Paulista, onde se sagrou campeão; e do Campeonato Brasileiro Feminino de Vôlei Sentado. Além disso, atletas estão se destacando em competições nacionais.

Todo esse cenário de investimentos e criação de projetos levaram o Comitê Paralímpico Brasileiro a assinar o acordo de cooperação com a Secretaria Municipal de Esportes para a instalação de Centro em Ourinhos visando o fomento e o desenvolvimento das modalidades paralímpicas desde a base até o esporte de alto rendimento.

Ser um Centro Referência Paralímpico ratifica o compromisso de Ourinhos com a promoção da inclusão e da acessibilidade para pessoas com deficiência. Isso envolve adaptação de estruturas, criação de programas e ações para atender as necessidades específicas, incentivando a prática esportiva em todos os níveis e ainda revelando atletas para o Brasil.

Além disso, o Centro de Referência também oferecerá oportunidades para educação e conscientização sobre as questões relacionadas as pessoas com deficiência e esporte adaptado, podendo incluir programas de sensibilização nas escolas, treinamentos para professores e profissionais de educação física, assim como palestras e eventos com participação de atletas paralímpicos.

O Centro de Referência Paralímpico também promoverá benefícios a saúde, ao bem-estar e a autoestima da pessoa com deficiência, além de aumentar a visibilidade e o reconhecimento da cidade no cenário esportivo, atraindo turistas, patrocinadores e novos investimentos.