06 JUN 2023
Prefeitura de Ourinhos oferece projeto de próteses dentárias para população

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Gerência de Saúde Bucal, oferece a população o projeto de próteses totais dentárias com o objetivo de reabilitar oralmente o indivíduo que perdeu todos os dentes, reestabelecendo as funções de mastigação, de fala, estética e com isso a auto-estima e sua capacidade social.

Para ter acesso ao projeto, o munícipe interessado deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para receber a avaliação odontológica e então, se indicado, ser encaminhado para o tratamento com prótese total dentária.

Hoje, o projeto de reabilitação com próteses totais dentárias em Ourinhos é um processo digitalizado e está divido em etapas que asseguram uma otimização de tempo e custos, além de ter critérios que buscam dar a máxima qualidade ao trabalho que o munícipe passará durante a confecção e a prótese que ele receberá

De acordo com a Gerência de Saúde Bucal, este ano já foram atualizados os dados cadastrais de mais de 1000 pacientes, de forma digital, sendo que, 400 pessoas já passaram por uma avaliação pré protética, o qual o cirurgião dentista verificou todas as necessidades quanto a saúde oral do paciente, inclusive fatores que possam favorecer o aparecimento do câncer bucal.

Destes 400 pacientes, já foram atendidos para confecção das próteses totais dentárias quase 200 pacientes este ano, e já serão entregues 177 próteses dentais ainda este mês

Todas as etapas estão sendo registradas digitalmente, o que proporciona um acesso rápido aos números alcançados durante todo o processo. Além disso, foi elaborado uma cartilha que dá aos pacientes as informações quanto a forma de uso e os cuidados com as próteses totais. Serão feitos também controles periódicos para avaliar a adaptação as próteses.