09 MAI 2014
SAÚDE
II SEMINÁRIO INTERSETORIAL REGIONAL DE SAÚDE ACONTECE NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, 12

Será realizado o II Seminário Intersetorial Regional com o tema “A atuação da Rede de Atenção Psicossocial diante da medicalização da vida e judicialização da saúde”, na próxima segunda-feira, 12, no Teatro Municipal Miguel Cury. O evento começará às 8h e está previsto para durar até às 18h.

O objetivo do evento é discutir sobre questões relacionadas a judicialização e medicalização e a forma de tratamento de pessoas com qualquer tipo de sofrimento psíquico. Os interessados podem efetuar suas inscrições por meio do e-mail: fpismo@gmail.com, ou no próprio local do evento, de acordo com o número de vagas.

A gerente do Ambulatório de Saúde Mental Rita de Cássia Rosa Calegaro destacou que o evento é aberto ao público em geral. “O evento é aberto a toda população, tanto para profissionais quanto a não profissionais da área de saúde e educação. Visto que irá tratar de questões que perpassam a nossa existência. Como por exemplo, a intolerância e segregação de todo tipo de sofrimento psíquico, seja por dependência química, ou de outra natureza”, informou.

O Seminário é uma promoção do Fórum Permanente Intersetorial de Saúde Mental da Região de Ourinhos, composto por 12 municípios, sendo estes: Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ipaussu, Óleo, Ourinhos, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo e Timburi.

O evento também conta com a parceria do CRP/06 (Conselho Regional de Psicologia – Subsede de Assis) e das FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos).

O FÓRUM INTERSETORIAL DE SAÚDE MENTAL DA REGIÃO DE OURINHOS

O Fórum Intersetorial, constituído em abril de 2011, surge da necessidade dos municípios se fortalecerem e buscarem juntos apoio e capacitação em saúde mental. É um espaço coletivo de discussão com o objetivo de refletir sobre ações e levantar propostas de cuidados à dependência química, num primeiro momento, evoluindo depois para temas de saúde mental e outros assuntos relacionados, numa perspectiva de melhoria da qualidade de vida e saúde da população.

Com proposta de formação de rede, que vem ao encontro das diretrizes do Ministério da Saúde, esse espaço tem se constituído como possibilidade de reflexão e crescimento dos profissionais envolvidos e da efetivação das políticas públicas.

8h - Credenciamento

8h30 – Abertura – Apresentação Musical Ourinhos

9h30 – Mesa Redonda: A RAPS e as estratégias de enfrentamento da medicalização. Me. Damaris Bezerra de Lima;

Drª Daniele Ferrazza

Me. Guilherme Providello

Drª Cássia Regina Gomes Fernandes

Coordenador da mesa: Doutoranda Paula Fiochi

11h - Debate

Das 12h às 13h30

Almoço livre – pausa entre as atividades da manhã e da tarde – Não será fornecido almoço.

13h30 - Coral

14h - Mesa redonda: O diálogo como alternativa diante da judicialização. Drª Alessandra Mendes Spalding

Me. Moacyr Miniussi Bertolino Neto

Esp. André de Camargo Melo