10 MAI 2014
PROJETO ESCOLA DE CARA NOVA: AGORA É A VEZ DA EMEF JANDIRA LACERDA ZANONI
O Governo de Ourinhos está revitalizando mais uma escola. O projeto “Escola de Cara Nova” chegou à EMEF Jandira Lacerda Zanoni, no Jd. Itamaraty, e a unidade escolar já está quase pronta. O projeto tem como objetivo revitalizar as escolas municipais, desde a reforma do prédio até a compra de novos materiais pedagógicos e móveis.

A prefeita Belkis Fernandes esteve essa semana na escola acompanhando as obras e elogiou o que viu. “A escola está de parabéns. Com todas essas melhorias, o ambiente, com certeza, fica mais acolhedor, o que eleva a vontade das crianças irem para a escola e, consequentemente, desperta noções de cidadania. A EMEF Jandira é a segunda escola que recebe o projeto Escola de Cara Nova, mas pretendemos estendê-lo às demais escolas da rede municipal, tornando o ambiente escolar um lugar de aprendizado e prazer dos alunos”, enfatizou.

A secretária de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes informou que as obras na EMEF Jandira já estão na fase dos acabamentos finais. A escola toda está recebendo benfeitorias, salas de aula foram pintadas, os banheiros foram reformados, as lousas receberam reparos, as grades da escola, antes instaladas para evitar danos ao patrimônio público por vândalos foram retiradas, as instalações elétricas foram reparadas e o prédio em madeira, que abrigou a primeira escola do Jd. Itamaraty foi restaurado. “Esse foi o primeiro prédio de escola no bairro e moradores pensaram que iríamos destruí-lo, mas estamos preservando e ali acontecerão os projetos da escola de tempo integral”, destacou.

Maria Tereza falou ainda do envolvimento dos alunos e da comunidade com as obras. “Os alunos estão encantados. Cada passo que é dado, cada detalhe que é mudado eles ficam deslumbrados. Quando colocamos o letreiro com o nome, um aluno disse assim: ‘Olha agora nossa escola tem nome’, então percebemos que estão maravilhados, apaixonados de perceber essas mudanças e os professores tem trabalhado essa questão de mostrar o esforço que tem sido feito para deixar a escola mais acolhedora e bonita. A escola está sendo recuperada em todos os sentidos. A parte física, a autoestima dos alunos, funcionários e professores e a própria comunidade está vendo essa reforma com um grande avanço”, acrescentou.

As obras estão sendo acompanhadas pelo coordenador de Administração e Finanças da Secretaria de Educação Leandro Moraes e coordenadas pela professora e arquiteta Cláudia Filipini que falou sobre as benfeitorias na escola. “Estamos reformando também a área de serviço, o depósito de materiais para Educação Física, que na verdade é uma construção de vestiários masculino e feminino, além da revitalização do anexo, onde acontecem todos os projetos da escola de tempo integral, como aulas de tênis de mesa, robótica, jornal, leitura, dentre outras atividades. Um fator importante na obra foi a utilização das cores, deixamos a escola mais clara, mais atraente, o muro ficou bem colorido enfim, um ambiente mais alegre e aconchegante, que faz parte do contexto que a Maria Tereza disse de resgatar a autoestima e estimular os alunos, a comunidade e a equipe escolar a participar e preservar esse espaço que é deles”, relatou Cláudia.

A reforma da escola está sendo toda executada com recursos municipais, por meio da Secretaria Municipal de Educação.