10 MAI 2014
SAÚDE
SECRETARIA DE SAÚDE SOLICITA ATENÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE POSSÍVEIS CRIADOUROS DE DENGUE

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o número atualizado de casos confirmados de Dengue em Ourinhos em 2014. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica foram registrados 53 casos da doença no município, sendo 47 autóctones e 6 importados.

Em janeiro e fevereiro foram registrados apenas 02 casos. A maioria dos casos apareceu no mês de abril. Mesmo assim, a situação da doença está controlada e longe de um quadro de epidemia e de calamidade pública, igual acontece em outras cidades do interior de São Paulo.

De acordo com a Diretora de Vigilância Epidemiológica Lilia Sionéia Béccheri diversas ações são tomadas para controlar a situação. “Estamos realizando o mutirão de limpeza, desde o início do ano e agora intensificamos o trabalho com a aparição de mais casos. Sempre com um caminhão da secretaria de obras nos auxiliando. Temos retirado muito material inservível dos bairros, que serve de abrigo para proliferação do mosquito da Dengue. Ao todo já retiramos 145 mil quilos de material inservível das residências”, informou.

A vigilância epidemiológica tem trabalho de forma constante no município de Ourinhos para combater o mosquito Aedes Aegypit, transmissor da doença. Desde o final de 2013 é realizado o arrastão de limpeza para combater a Dengue. Esta ação percorre diversas regiões da cidade, sendo que o maior enfoque são aquelas que tiveram casos registrados da doença.

No arrastão, os agentes da vigilância realizam visitas domiciliares a fim evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Na ocasião, é realizada orientação sobre a doença e inviabilização de criadouros, por meio do incentivo aos moradores a se desfazerem de materiais inservíveis.

“Às vezes acabamos de realizar a limpeza do bairro, e os munícipes voltam a acumular material inservível que serve de criadouro do mosquito. Isto é preocupante, porque com as chuvas acumula água e consequentemente aparece o mosquito. Assim, aumenta a chance da doença se proliferar na região. Por isso, é importante a colaboração da população”, ressaltou Lília.

Desta forma a equipe da Vigilância Epidemiológica solicita aos munícipes que auxiliem no combate a Dengue, dedicando alguns minutos durante a semana para verificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença. Além de não deixar água parada e os quintais limpos, além de evitar o acúmulo de entulho.

AÇÃO PARA DIA DAS MÃES

Devido ao aumento de venda de vasos de flores, ocasionado pelo dia da mães, a vigilância epidemiológica faz algumas recomendações à população para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

“Faremos uma ação educativa no final de semana, em conjunto com a Secretaria de Serviços Urbanos, para orientar as pessoas que forem ao cemitério, visitar seus entes no final de semana. Assim, pedimos que as pessoas que forem deixar flores nos túmulos retirem as embalagens para evitar acúmulo de água parada”, solicitou Lília.

As recomendações da secretaria de saúde aos visitantes do cemitério municipal são: os vasos de flores colocados em túmulos devem estar sem a embalagem de celofane ou de plástico, vasos de plástico não devem possuir pratos. Vasos fixos nos túmulos devem ter orifícios para escoar as águas. Além de não colocar flores de plástico nos túmulos, para não ocorrer o acúmulo de água.

Por fim, a vigilância epidemiológica solicita a colaboração das floriculturas e comerciantes de vasos para concretizar as recomendações.