13 MAI 2014
EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE AULA INAUGURAL DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

No final do mês de abril, a equipe local do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa da Secretaria Municipal de Educação promoveu, no Teatro Municipal Miguel Cury, a aula inaugural intitulada “A leitura, a compreensão e as estratégias de leitura.” A palestra foi proferida pela Profa. Doutora Renata Junqueira de Souza.

Estavam presentes em torno de trezentos professores, entre eles os professores alfabetizadores cursistas da formação continuada – 2014, professores da Educação Infantil das fases 1 e 2, monitores e professores comunitários do Programa Mais Educação e equipes gestoras da Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos.

A palestrante possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP; Mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul; Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP; Pós-Doutorado pela University of British Columbia; Pós-Doutorado pela Ohio State University e Livre-docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP com o título: Lições sobre estratégias de leitura: práticas educativas nas séries iniciais do ensino fundamental.

É também autora do livro: Leitura Literária na Escola, selecionado para compor o Programa Nacional Biblioteca da Escola no ano de 2014.

A palestra abordou a importância da leitura e dos textos como objetos de compreensão, salientando que para compreender, o leitor utiliza-se de estratégias que potencializam e possibilitam a compreensão leitora. Porém, as estratégias utilizadas pelos leitores nem sempre são conscientes, o que se propõe é que os alunos conheçam as estratégias que utilizam e tornem o seu uso consciente.

Além disso, apresentou o conceito de metacognição e as seguintes estratégias: conhecimento prévio; visualização; fazendo perguntas ao texto; conexões; inferência; sumarização e síntese, mostrando, no decorrer da explanação, exemplificação de propostas de atividades práticas para elucidar cada uma das estratégias.

Também, trouxe um olhar diferenciado sobre o que é ser um aluno ouvinte e um aluno ativo, ressaltando o papel das instituições educativas que devem contribuir para que os professores tenham acesso às pesquisas e descobertas sobre a avaliação e o ensino da leitura e da escrita, ampliando os índices de aprendizagens de seus alunos.

Nesta perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação trabalha para que as propostas conveniadas sejam atendidas de maneira a cumprir todos os objetivos traçados. Para isso, não mede esforços na formação continuada direcionada aos professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

FOTO: Profª Drª Renata Junqueira de Souza durante palestra para os professores de alfabetização da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos