16 MAI 2014
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
APAE INAUGURA PADARIA ARTESANAL

A prefeita Belkis Fernandes prestigiou nesta quarta-feira, 14, a inauguração oficial da Padaria Artesanal da APAE Rural de Ourinhos, que contempla também o curso de Padeiro / Confeiteiro.

O projeto foi financiado pelo Banco do Brasil e foi investido pelo Instituto Cooperforte R$ 37.346,00 para aquisição de equipamentos, mais R$ 5 mil para adequação do espaço físico, totalizando um investimento de R$ 42.346,00.

A prefeita Belkis parabenizou a iniciativa, falou da parceria de longa data da Prefeitura com a APAE e também sobre a oportunidade oferecida aos alunos da instituição. “Nossos agradecimentos ao Banco do Brasil pelas ações com a prefeitura, agradeço ao SENAI pelas parcerias com as entidades. Orgulha-nos ter em Ourinhos essa rede articulada onde um contribui com o outro. Agradeço a presença do representante da Federação das APAES Carlos Malaguti e por fim cumprimento o Carlos Costa Machado que é o presidente da APAE, em nome de quem cumprimento todos os funcionários, alunos, colaboradores e voluntários. Hoje estamos aqui inaugurando essa padaria. Que Deus abençoe e que como fruto do trabalho da padaria possa gerar renda e inseri-los no mercado de trabalho”, declarou.

Também prestigiaram a inauguração da Padaria Artesanal da APAE Rural o representante da Federação das APAES Carlos Malaguti que representou o presidente da entidade o Deputado Federal Dr. Marco Aurélio Ubiali, o Superintendente Estadual do Banco do Brasil Euzivaldo Oliveira Reis “Vivi” e outros representantes do Banco do Brasil de Ourinhos, o Coordenador do SENAI Felipe Martins, os vereadores Alexandre Dauage “Zóio” que é também voluntário da APAE e Lucas P. Alves da Silva, os Secretários Municipais José Claudinei Messias (Desenvolvimento Econômico), Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha” (Assistência Social), Maria Tereza Paschoal de Moraes (Educação), representantes da Diretoria de Ensino, representantes das APAES da região e do Conselho Regional das APAES, dentre outros.

A PADARIA ARTESANAL

A viabilização da Padaria Artesanal foi feita por meio de um projeto iniciado através do apoio do voluntário Bruno Tadeu Caldara (funcionário do Banco do Brasil e voluntário da APAE), que apresentou à entidade o programa de parceria do Banco do Brasil com o Instituto Cooperforte, que propicia apresentação de diversos projetos.

Com isso, o projeto da APAE de Ourinhos foi selecionado e aprovado. O grupo de voluntariado do Banco do Brasil através do Instituto Cooperforte disponibiliza recurso financeiro institucional para realização de ações sociais para entidades do terceiro setor onde exista a atuação voluntária de funcionários do banco, em atividade ou aposentados.

Os projetos apoiados devem visar à inclusão social produtiva ou emancipatória e, assim, a APAE de Ourinhos elaborou seu projeto baseado na inclusão social e produtiva da pessoa com deficiência.

Com o tema “Geração de Renda para o aprendiz com deficiência”, o projeto da APAE de Ourinhos objetiva desenvolver habilidades e conhecimentos profissionais com o intuito de inserção no mercado de trabalho e geração de renda.

Os alunos da APAE, participantes do projeto recebem capacitação e certificação do SENAI. O SENAI é grande parceiro da entidade que já capacitou os aprendizes com os cursos de recepcionista e operador de computador e em fase inicial o curso de padeiro com 14 alunos da APAE de Ourinhos, já previsto para o próximo curso de confeiteiro.

Diante desse positivo panorama, firmou-se o convênio entre APAE, Banco do Brasil / Instituto Cooperforte. É importante ressaltar o nome das pessoas que fazem parte do núcleo gestor do projeto, coordenação patrícia Miranda, Assistência Social Camila Todan, a Dirigente da entidade Vera Lúcia Ferreira Lima, o representante da liderança local Bruno Caldara, representantes da comunidade atendida Camila Vivan e Karina Mori Zimmermann.

O coordenador de urbanismo da Prefeitura Gustavo Gomes foi o arquiteto voluntário que elaborou o projeto da Padaria Artesanal.

FOTO:Prefeita Belkis Fernandes e Euzivaldo Oliveira Reis “Vivi” do Branco do Brasil durante a entrega simbólica do cheque de R$ 42.346,00 ao presidente da APAE de Ourinhos Carlos Costa Machado