13 NOV 2023
SAÚDE
Prefeitura de Ourinhos oferece exames preventivos contra o câncer de próstata em todas UBS e CTA/COAS
A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a campanha Novembro Azul, com o objetivo de combater o câncer de próstata e promover a conscientização sobre a importância da prevenção da doença.

A programação da campanha oferece coleta de exames de livre demanda, que está sendo realizada em todas as Unidades de Saúde de Ourinhos. Os horários para a coleta ocorrem diariamente, das 8h às 15h, proporcionando ampla acessibilidade para os interessados em realizar os exames. Essa medida visa eliminar barreiras que possam impedir os homens de buscar a prevenção e identificação precoce do câncer de próstata.

Além disso, o CTA/COAS está estendendo seu horário de atendimento durante todo o mês de novembro. Os exames de próstata estão disponíveis das 8h às 18h, tornando mais flexível o acesso aos serviços de saúde, para que mais homens possam realizar seus exames de prevenção.

A campanha do Novembro Azul visa quebrar estigmas e tabus que muitas vezes impedem os homens de cuidar da própria saúde, especialmente no que diz respeito à prevenção do câncer de próstata. A conscientização sobre a importância dos exames regulares, como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal, é crucial para a identificação precoce da doença, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido.