08 DEZ 2023
INFRAESTRUTURA URBANA E OBRAS
Prefeitura de Ourinhos realiza a completa transformação da estrutura do Corpo de Bombeiros
A Prefeitura de Ourinhos, por meio da contratação de empresa especializada, está em vias de findar o projeto da completa reforma da Estação de Bombeiros de Ourinhos. Com um investimento de cerca de R$ 1,600 milhão, a iniciativa visa não apenas proporcionar um ambiente mais moderno e funcional para a corporação, mas sim aprimorar, sobremaneira, a eficiência dos serviços de Bombeiros prestados à população não somente de Ourinhos, como também de Canitar, Ribeirão do Sul, Chavantes, Timburi e Salto Grande.

O prédio passou por uma transformação completa, incluindo adaptação dos cômodos às necessidades hodiernamente vigorantes, fechamento em gradil e portões automáticos, reforçando a segurança do local. Além disso, o quartel conta agora conta com um tanque de Mergulho, um Tanque de Salvamento Aquático e um campo de treinamento aeróbico, recursos essenciais para a preparação dos militares que, especialmente nesta região, lidam constantemente com ocorrências de afogamento em curso visto os múltiplos pontos de banho público da região.

Uma das mudanças significativas foi a reforma da sala de rádio, o COBOM (Centro de Operações de Bombeiro), tendo sido completamente modernizada e modificada e irá receber também o Atendimento e Despacho 192 (SAMU) e Regulação Médica, visando a aumentar a eficiência do atendimento das emergências pelo estreitamento do vínculo entre os órgãos via compartilhamento do mesmo espaço físico.

O novo ambiente proporcionará condições ideais para que os bombeiros possam treinar, se capacitar e responder rapidamente a situações de emergência com maior eficiência, potencializando-se, assim, o número de vidas salvas em suas atuações.

A obra de modernização é considerada um marco na história da corporação, que foi inaugurada em 25 de Janeiro de 1969, pelo Prefeito Municipal Domingos Carmelingo Caló e, desde então, pela primeira vez está recebendo um projeto tão vultuoso de reforma e ampliação com fulcro em resolver as necessidades específicas dos bombeiros Ourinhenses.