18 DEZ 2023
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Barbeiros realizam ação solidária no Centro Pop
No dia 04 de dezembro, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), recebeu a visita dos barbeiros Rian Gomes, Guilherme Tavares, Erik Camilo, Maykon Camilo e Ilier Júnior, que voluntariamente se ofereceram para realizar uma ação solidária com os usuários do serviço, que puderam realizar o corte de cabelo e barba gratuitamente.

De acordo com Erik, eles já realizavam ações para auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade, mas viram que poderiam fazer um ato com mais gente, o que foi possível no Centro Pop, onde também arrecadaram alimentos para um lanche coletivo após o fim dos serviços.

O Centro Pop é uma estrutura mantida pela Prefeitura de Ourinhos. Nele é realizado o atendimento às pessoas em situação de rua no município, com orientações, suporte psicossocial, apoio e informação para manter seus documentos regularizados e receberem os auxílios necessários, além da estrutura para alimentação, banho e atividades variadas.

De acordo com os dados do Cadastro Único e da Vigilância Socioassistencial de outubro/2023, nos últimos dois anos foram registradas 252 pessoas vivendo em situação de rua no município. Com média de 42 anos de idade, a maioria informa estar nesta situação há no máximo dois anos e possui ensino fundamental incompleto. Os problemas mais citados para estar em situação de rua são familiares (61,9%) e alcoolismo (49%).

Ourinhos se destaca de outros municípios oferecendo atendimento especializado e com equipamentos e espaços permanentes para atendimento (Centro Pop, Abordagem Social e Acolhimento Institucional para Adultos), Se a solução aparentemente mais fácil seria invisibilizar essa realidade, que não é exclusividade das grandes metrópoles, a atual gestão municipal se propõe a agir e divulgar os dados que ajudam a entender a importância deste serviço.

Quase 90% das pessoas registradas como em situação de rua na cidade recebem o Bolsa Família, o que demonstra que o atendimento é feito com efetividade documental e seriedade. Esta, inclusive, é uma das diretrizes presentes no Plano “Ruas Visíveis”, lançado nesta segunda-feira (11) pelo Governo Federal em cumprimento a ADPF 97 determinada pelo Supremo Tribunal Federal para elaboração de um Plano de Ação e Monitoramento para a Efetiva Implementação da Política Nacional para a População em Situação de rua.