23 MAI 2014
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
SEBRAE-SP APRESENTA PROJETO PARA CRIAÇÃO DE POLO MOVELEIRO EM OURINHOS

O Sebrae Ourinhos promoveu na noite de segunda-feira, 19, uma reunião com empresários do segmento de movelaria do município e de cidades vizinhas. O objetivo é, além de formalizar e fortalecer as empresas, apresentar o projeto “Indústria Moveleira”, que tem como objetivo a criação de um polo moveleiro. Além dos serralheiros, que compareceram em bom número, estiveram presentes no evento representantes de entidades que irão atuar como parceiras deste projeto.

Segundo dados do Escritório Regional do Sebrae de Ourinhos, a região tem apresentado crescimento no número de pequenos empresários no ramo moveleiro. Por conta disto, o Sebrae apresentou aos empresários um projeto para organizar o setor. “Ourinhos já é um polo moveleiro regional. Mas tem grandes possibilidades de se tornar referência em móveis feitos sob medida em todo o País”, disse o gerente do Sebrae Ourinhos, Wilson Nishimura.

Para isso, o Sebrae conta com a parceria de diversas entidades, como a prefeitura de Ourinhos, AIOR (Associação das Indústrias de Ourinhos e Região), FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Ourinhos e Leo Madeiras.

Na reunião, Nishimura, mencionou que “os parceiros foram convidados e aceitaram participar do projeto por acreditar na proposta que é possível tornar a região de Ourinhos referência como polo moveleiro”.

A iniciativa foi bem recebida, pois o número de empresários que compareceram ao encontro foi bastante expressivo. Inicialmente foram ouvidas as expectativas e necessidades e, a partir daí serão elaboradas estratégias e plano de ação para o desenvolvimento do projeto, que visa capacitar as empresas individualmente e conjuntamente trabalhar também o fortalecimento do setor.

Entre as dificuldades mencionadas estão: falta de mão de obra qualificada, espaço físico inadequado, dificuldade de financiamento e falta de maquinário especializado. Com relação às expectativas, a maioria espera, além de adquirir mais conhecimentos de como administrar a empresa, promover a união das empresas, divulgar melhor as empresas, obter matéria prima mais barata e espaço para ter um parque industrial somente para o setor moveleiro.

PROPOSTAS

Novas reuniões serão realizadas para desenvolver o projeto, mas algumas iniciativas já serão tomadas. A Leo Madeiras, maior empresa do segmento da América Latina e a terceira no mundo, se disponibilizou a conversar com fornecedores com o objetivo de obter maquinário necessário para facilitar a formação de mão de obra especializada. Já o Senai e Fiesp irão atuar na procura de docentes que possam preparar esses futuros profissionais. A prefeitura espera disponibilizar um espaço para que estas atividades sejam realizadas. “Nós da AIOR, como temos um pouco mais de experiência, podemos orientar como formar uma associação da classe”, disse o presidente da Associação das Indústrias de Ourinhos, Edenilson Natale.

MERCADO AQUECIDO

Segundo o secretário de Desenvolvimento de Ourinhos, José Claudinei Messias, somente na cidade existem mais de 40 micro e pequenas empresas do segmento moveleiro. E este alto número de empresas se justifica, em parte, pelo crescimento de conjuntos habitacionais na cidade.

Além dos condomínios, a prefeitura tem aprovado diversos projetos para verticalizar as habitações em Ourinhos com a construção de edifícios. E a maioria desses novos moradores, segundo Messias, opta pelos espaços já mobiliados.

O gerente do Sebrae Ourinhos se mostrou muito otimista com a presença dos empresários na primeira reunião. Contudo, Nishimura frisou que a união dos profissionais do setor é essencial para que o projeto da criação de um polo seja concretizado. “Nós sabemos que apenas construir um móvel de qualidade, sob medida de acordo com o pedido do cliente, atualmente não é o bastante. Se a parte comercial não for bem feita, as empresas, tanto individual quanto coletivamente, podem perder espaço. Estamos aqui para apoiar e orientar na gestão das empresas”, ressaltou.

Máquina Public Relations a serviço do Sebrae-SP