A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai intensificar as ações de combate à dengue durante a "Semana de Mobilização contra a Dengue", promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, entre os dias 11 e 16 de novembro de 2024.
O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção e combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A mobilização acontece em um momento de alerta para o estado, que já registrou mais de 2 milhões de casos de dengue e 1.899 óbitos até o dia 5 de novembro de 2024.
As atividades em Ourinhos incluem palestras educativas para crianças, orientação em unidades de saúde e intensificação dos trabalhos de controle de criadouros e nebulização nos bairros com maior incidência de casos.
No dia 11 de novembro (segunda-feira) as ações educativas aconteceram na EMEF Prof. Jorge Herkhart, no bairro Pacheco Chaves. As atividades contaram com palestras, distribuição de materiais informativos e apresentação de amostras de larvas do mosquito.
Já no dia 12 de novembro (terça-feira) as atividades acontecem na EMEF Prof. Jornalista Miguel Farah, no bairro Jardim Ouro Verde. A programação contará com palestras para as crianças, entrega de materiais educativos e apresentação de amostras de larvas. Horários: manhã a partir das 9h e tarde a partir das 15h.
Por fim, no dia 13 de novembro (quarta-feira) a equipe do Controle de Vetores realiza orientações em salas de espera dos pronto-atendimentos e em algumas unidades básicas de saúde. Os agentes de combate a endemias também estarão nos bairros da Cohab e adjacências, áreas com maior dispersão de casos de dengue, realizando controle de criadouros e nebulização. Nas visitas às residências, os agentes removem materiais inservíveis, encaminhando-os para descarte adequado no ecoponto da cidade.
A Prefeitura de Ourinhos reforça que, além das ações municipais, a colaboração de cada cidadão é essencial para reduzir o número de casos de dengue. Medidas simples, como evitar o acúmulo de água parada e manter ambientes limpos, ajudam a evitar a proliferação do mosquito e protegem a saúde de toda a comunidade.