29 MAI 2014
IPMO
NOVA SEDE DO IPMO FOI OFICIALMENTE INAUGURADA

Na tarde da última terça-feira, 27, a prefeita Belkis Fernandes e o diretor presidente do IPMO (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Ourinhos) Fernando Nogueira de Oliveira inauguraram a nova sede do instituto que homenageou o ex-servidor Antonio Leopoldino “Totó”.

A solenidade foi marcada por muita emoção, em especial dos familiares do homenageado “Totó”, a viúva dona Benedita Odete Luiz Carvalho Leopoldino, seu filho Danilo Leopoldino e sua nora Luciana Marcílio do Amaral Leopoldino.

A prefeita Belkis elogiou as novas instalações do IPMO e teceu elogios a família do ex-funcionário Totó. “Cumprimento a família do Totó, dona Odete, o Danilo que é nosso funcionário exímio da Secretaria de Adminstritação que muito nos orgulha e sua esposa Luciana. Conheci muito o Totó que era muito envolvido com a Terceira Idade, então é justa essa homenagem ao nosso amigo e companheiro, dando nome a um espaço bonito, ambiente agradável, eternizando o nome do Totó neste prédio. Hoje também é a realização de um sonho de toda essa equipe de trabalho de entregar uma estrutura dessas. Esse é um espaço de mais de 500 m², audacioso para bem atender todos os ativos e inativos”, enalteceu.

A prefeita Belkis relembrou ainda a época da criação do IPMO, ocorrida na gestão do então prefeito Dr. Clóvis Chiaradia. “Em 1992 o Dr. Clóvis optou por implantar esse sistema na administração e desde então passamos a ser estatutários com regime próprio de previdência. Parabenizo vocês por estarem preocupados e, por meio da venda da folha de pagamento do IPMO, conseguiram recursos para execução desta obra”.

O diretor presidente do Instituto falou sobre a conquista. “Considerando que o IPMO é uma autarquia municipal e neste ano completamos 11 anos de atividades, nada melhor do que a entrega da sede própria do IPMO para comemorar, ainda mais homenageando um ex-servidor municipal, que do tempo de contribuição computado para a concessão da sua aposentadoria 16 anos foram de serviços prestados ao nosso município. Agradeço a presença da dona Odete, e destaco aqui seu filho Danilo, que compõe nosso Conselho Fiscal e nos auxilia na administração do IPMO. Esta sede é um projeto nosso desde 2005. Esta nova instalação vai proporcionar aos servidores ativos e inativos que nos procuram um ambiente agradável para receber os serviços que o Instituto oferece e, por outro lado, nossos servidores terão condições de oferecer um atendimento com melhor qualidade, pois temos como objetivo de sempre fazer o melhor com o que temos”, enfatizou Fernando Nogueira.

Em nome da família, o filho de seu “Totó”, Danilo Leopoldino externou seus agradecimentos pela homenagem. “Nós agradecemos essa homenagem ao meu pai que tanto trabalhou na administração, ele compôs a primeira formação do Conselho do Idoso, sempre gostou de ajudar a todos, mesmo aposentado, sempre disposto a ajudar, alegre e brincalhão. Ele tinha um carisma e seriedade muito grande para tratar as coisas. Agradecemos muito essa homenagem”, disse emocionado.

Prestigiaram a solenidade diversas autoridades, como o vice-prefeito Dr. Gilberto Severino, o chefe de Gabinete da Prefeitura José Luís Teixeira Quenca, o diretor Administrativo-Financeiro do Instituto Reinaldo Correia, o arquiteto responsável pelo projeto da obra Gustavo Gomes que é coordenador de Urbanismo da Prefeitura, os membros do Conselho Fiscal e Conselho Administrativo do IPMO, secretários municipais, representantes de instituições bancárias, de associações, sindicatos, Polícia Militar, Fundo Social de Solidariedade, dentre outras.

AS NOVAS INSTALAÇÕES DO IPMO

A sede própria do IPMO tem uma área construída de 527,92 m² com salas destinadas ao atendimento dos servidores públicos municipais ativos e inativos, lotação dos cargos técnicos, sala de reuniões, gabinete da presidência e auditório para realização de palestras, com capacidade de aproximadamente 50 pessoas. O projeto atende às regras da ABNT, garantindo acessibilidade àqueles que são portadores de necessidades especiais, observando larguras de portas e corredores, adaptações nos banheiros e instalação de piso podotátil, que facilita o trânsito dos deficientes visuais.

ANTONIO LEOPOLDINO “TOTÓ”, O SERVIDOR QUE DEU SEU NOME AO IPMO

O homenageado do IPMO Antônio Leopoldino, nasceu na cidade de Ibirarema-SP, em 02/01/1944 e faleceu em 09/07/2004, aos 60 anos de idade. O maior tempo de sua vida foi na área pública, se aposentando no ano de 1.994 no cargo de Encarregado de Setor, junto a Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura Municipal de Ourinhos, mais conhecida como “Monstrinho”, sempre na área administrativa contábil.

Casado dom Benedita Odete Luiz de Carvalho Leopoldino, teve três filhos: José Emílio Leopoldino, Antônio Leopoldino Júnior e Danilo Leopoldino.

Seu Totó, muito conhecido por seu problema de coluna, e sua humildade em ajudar todos que lhe procuravam independente do assunto, era frequentante assíduo do famoso “Clube da Terceira Idade” que funciona no CSU, onde sempre trabalhava voluntariamente no caixa.

Quando foi criado o Conselho Municipal do Idoso, em 2.003, foi convidado a ser Presidente, para organizar e por em funcionamento o referido Conselho, onde aceitou o desafio e batalhou para conseguir colocar em funcionamento muitos direitos dos idosos que telefonavam em sua residência ou se deslocavam até a mesma para serem atendidos, por conhecerem seu Totó, do Clube da Terceira Idade.

Totó, também participou por muito tempo do Conselho da Alimentação Escolar e como voluntário visitava diversas cozinhas de Escolas Municipais, juntamente com os demais Conselheiros.