29 MAI 2014
SAÚDE
OURINHOS REGISTRA 83 CASOS DE DENGUE E SECRETARIA DE SAÚDE SOLICITA AUXÍLIO DA POPULAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o número atualizado de casos confirmados de Dengue em Ourinhos em 2014. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica foram registrados 83 casos da doença no município, sendo 75 autóctones e 8 importados de outros lugares.

A maioria dos casos apareceu nos meses de abril e maio. De acordo com a Diretora de Vigilância Epidemiológica Lília Sionéia Béccheri a tendência de casos é diminuir novamente, tendo em vista a proximidade do início do inverno.

Além disto, diversas ações são tomadas para controlar a situação. Desde o final de 2013 é realizado o arrastão de limpeza para combater a Dengue. Esta ação percorre diversas regiões da cidade, sendo que o maior enfoque são aquelas que tiveram casos da doença registrados.

No arrastão, os agentes da vigilância realizam visitas domiciliares a fim evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Na ocasião, também é realizada orientação sobre a doença e inviabilização de criadouros, por meio do incentivo aos moradores a se desfazerem de materiais inservíveis.

A equipe da Vigilância Epidemiológica alerta que a única maneira é não deixar que o mosquito se reproduza. Para controlar a população de mosquitos é necessário eliminar todos os possíveis criadouros. A fêmea do mosquito coloca os seus ovos alguns milímetros acima de coleções de água limpa, desde as mais insignificantes como tampas de garrafas, cascas de ovos, cascas de caramujos, até as de grandes proporções como piscinas abandonadas e caixas d’água.

Deve usar semanalmente 10 minutos do seu tempo para inspecionar seu quintal e eliminar as águas paradas e possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegpyti. Cada pessoa deve manter a organização e a limpeza de seu quintal o ano inteiro.

Se o quintal de sua casa está naquele estado deplorável, não basta apenas fechar a porta e fingir não ver a bagunça.