30 MAI 2014
EDUCAÇÃO
EMEF PROFª EVANI MAIORIAL RIBEIRO CARNEIRO DESENVOLVE JEITO DIFERENTE DE ENSINAR SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

As professoras da sala 401, da Profa. Viviane Parmegiane e da sala 402, da Professora Josiane Parmegiane Andriatti iniciaram o 2º Bimestre com um jeito diferente de ensinar Sólidos Geométricos.

Os alunos iniciaram com o conteúdo teórico dentro da sala de aula, com explanação e, em seguida, sentiram a necessidade de planificar os sólidos para que assimilassem a matéria com maior facilidade.

Para confeccionar os sólidos foram utilizados diversos tipos de materiais para compor e decompor as figuras geométricas, como palitos, massinha de modelar, cartolina entre outros.

O objetivo principal do trabalho foi identificar as figuras geométricas, seus elementos, suas características principais, semelhanças e diferenças, por meio da fala, da manipulação, do desenho e da construção.

O maior desafio a ser vencido pelas crianças é o de elaborar argumentos sobre a posição dos sólidos geométricos, em seguida, transcrevê-los nos cartazes, formulando suas hipóteses e, por fim, lidar com a geometria abstrata.

As ações desenvolvidas com criatividade pelos professores são relevantes para a educação, além disso, esta ação demonstra o empenho dos professores em oferecer o melhor, oportunizando ao aluno ser efetivamente o co-autor do aprendizado, colaborando para o real processo de ensino/aprendizagem.

FOTO: Profa. Viviane Parmegiani com as alunas e seus trabalhos de Sólidos Geométricos