30 MAI 2014
UNIDADE MÓVEL DE MAMOGRAFIA PRESTARÁ SERVIÇOS DURANTE A 48ª FAPI DE OURINHOS

Ourinhos contará na 48ª FAPI com a Unidade Móvel de Mamografia do Programa Mulheres de Peito da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A iniciativa tem por objetivo incentivar as mulheres de Ourinhos, com idades entre 50 e 69 anos, a realizarem exames preventivos de mamografia.

O programa objetiva também promover um rastreamento contínuo e organizado da doença, visando à detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

A Unidade Móvel de Mamografia do Programa Mulheres de Peito foi disponibilizada pela Secretaria de Saúde do Estado São Paulo, que prontamente atendeu ao pedido da prefeitura.

“Ficamos muito satisfeitos com a conquista e agradecemos o Governo do Estado pela grande iniciativa. Espero que nossas mulheres aproveitem a oportunidade e façam exames preventivos. Com certeza muitas vidas poderão ser salvas”, ressalta a prefeita Belkis Fernandes.

A carreta possui 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além de mamógrafo, o veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. A unidade móvel contará com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos.

No interior das carretas as mulheres poderão fazer exames de mamografia e as imagens captadas pelos mamógrafos serão encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista.

FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO

Serão atendidas diariamente 50 (cinquenta) pacientes durante todos os dias da 48ª FAPI. No período da manhã serão distribuídas senhas com o horário de atendimento e o resultado dos exames são entregues em 2 dias úteis e retirados na própria Unidade Móvel.

O horário de funcionamento da carreta será de segunda à sexta-feira das 09h:00 às 19h:00 e aos sábados e domingos das 09h:00 às 13h:00.

As pacientes com indicação de Bi-Rads IV (sistema de uniformização e padronização dos laudos de mamografia) em diante são direcionadas para consulta direta com o mastologista e o agendamento é feito pela própria equipe da Unidade Móvel.

Os exames com Bi-Rads 0, são feitos os completos de magnificação, compressão e quando necessário exame de ultrassom na própria Unidade Móvel, caso seja preciso será realizado o PAAF (punção aspirativa por agulha fina).

O Secretário Municipal de Saúde André Mello ressaltou a importância da Unidade Móvel da 48ª FAPI: "Temos a oportunidade de um serviço ágil e de excelência e um estímulo a possibilitar o rastreamento e a detecção precoce do câncer de mama, que tem alto índice de mortalidade. Sabido que quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de sucesso no tratamento. Nos oito dias em que a carreta estiver em Ourinhos teremos a oportunidade de atender 400 mulheres ourinhenses.”