31 MAI 2014
OURINHOS PARTICIPA NESTE SÁBADO DA VIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA

Neste sábado (31), alunos dos 7º, 8º, 9º anos das EMEFs “Profª Amélia Abujamra Maron” e “ProfªAdelaide Pedroso Racanello” e alunos dos 1º e 2º anos das escolas Estaduais ETEC Jacinto Ferreira de Sá e EE Justina de Oliveira Gonçalves, todas de Ourinhos, participarão da VIII edição da OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica que será realizada na FEI – Faculdade de Engenharia Industrial, em São Bernardo doCampo/SP.

Ambas as escolas municipais e estaduais compuseram equipes mistas e compartilharam conhecimentos e equipamentos para, em parceria, enfrentar outras escolas de todo o Estado de São Paulo. Esta competição contará com a participação de mais de 120 equipes entre escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo. Serão classificadas as melhores equipes e, estas poderão garantir vagas para a etapa Estadual que ocorrerá dia 09 de agosto.

As aulas de robótica acontecem no contra turno nas escolas públicas Municipais desde 2008 e tem o objetivo de difundir o ensino da ciência e da tecnologia, bem como descobrir novos talentos e desenvolver habilidades e competências, estimular o trabalho em equipe e o empreendedorismo, qualidades estas tão bem vistas pelas empresas na busca de novos profissionais das mais diferentes áreas.

O DESAFIO

Hoje são comuns situações adversas em que ocorrem desastres em lugares inóspitos em que humanos não conseguem chegar para prestar ajuda e resgate. São projetados para isso robôs dotados de sensores capazes de localizar e salvar vítimas de diversas catástrofes como terremotos, avalanches e presas em cavernas, por exemplo.

O desafio proposto é o RESGATE: consiste em uma arena feita em MDF, dividida na passagem de três salas, com uma rampa com inclinação de 20º e 1,30m de comprimento em que o robô deve percorrer um trajeto aleatório por uma linha preta (3M tipo fita isolante), desviar e ultrapassar vários obstáculos até encontrar a suposta vítima (uma latinha de refrigerante) na terceira sala (no andar superior após passar pela rampa). A competição consiste de três rounds com somatória das duas melhores pontuações e o desempate pode ocorrer por melhor tempo.

Este será o desafio a ser enfrentado pela equipe de Robótica de Ourinhos, que requer treino, disciplina e determinação. A Secretaria Municipal de Educação, assim como o município de Ourinhos, sente-se lisonjeado pela representatividade do nome da cidade na área de Robótica tão bem representada, fazendo votos de que o resultado seja muito positivo.

FOTO: Profª Cristiane Grava Gomes, a responsável pela Robótica, juntamente com os alunos que participarão da VIII Olimpíada Brasileira de Robótica