31 MAI 2014
ESPORTES E LAZER
SEMESPOR REALIZA TREINO COM ATLETAS PARALÍMPICOS

A Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SEMESPOR) iniciou recentemente um trabalho com atletas paralímpicos para a disputa dos Jogos Regionais de 2014.

Assim, a SEMESPOR em parceria com algumas entidades começou a realizar testes com atletas com deficiências físicas (de mobilidade,amputações,cegueira ou paralisia cerebral), além de deficientes mentais.

O técnico de atletismo Homero Fernandes de Andrade destacou que esta é uma iniciativa nova no município. “Nossa intenção não é apenas pontuar nos Jogos Regionais, mas também realizar a inclusão social destas pessoas, por meio do esporte”, explicou.

Na primeira avaliação, realizda algumas semanas atrás, participaram cerca de 30 pessoas com alguma deficiência. Foram realizados testes de dardos, peso, disco, corrida de 100 m, salto em distância em altura.

“Nesse primeiro contato, já descobrimos um grande potencial. Este é apenas o início do trabalho, agora iremos realizar treinos no “Monstrinho” para prepara-los para as competições. Ourinhos terá uma equipe paralímpica”, informou Homero.

Antes de iniciar os jogos, os atletas serão classificados de acordo com diversos fatores, como força muscular, coordenação motora, amplitude de movimento e comprimento dos membros. A avaliação também inclui uma prova prática, a fim de determinar em qual categoria irão competir.

O Secretário Newmar Sackis, que esteve presente no treinamento da manhã desta sexta-feira, 30, destacou que o primeiro passo é a inclusão destes atletas, para posteriormente buscar uma boa classificação. “Obviamente que se estes atletas conseguirem bons resultados ficaremos contentes, porém o principal é proporcionar a inclusão deles na sociedade, por meio do esporte. Mesmo assim, temos expectativas boas, porque alguns testes mostraram que alguns atletas tem grande potencial para serem medalhistas de suas categorias”, destacou.

A SEMESPOR agradeceu as entidades que coloboraram como a APAE e AADF. “Gostaria de agradecer algumas pessoas em especial, presidente da APAE Carlos Machado, a coordenadora da APAE Rrual Camila Vivan, a diretora escolar da APAE Patricia Miranda e a Diretora Técnica da APAE Vera Lima. Além dos professores de educação física: Leandro Martins Romanini, Adriano Cpesar Marques e Ivone Kiguchi”, agradeceu Homero.