03 JUN 2014
SAÚDE
SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA: VIGIA CONTRA A DENGUE DEVE CONTINUAR MESMO NO PERÍODO DE FRIO

A Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração de toda a população para que seja vigilante e não de abrigo ao mosquito Aedes Aegypti, eliminando de suas residências e locais de trabalho, objetos que sirvam para acúmulo de água, uma vez que, mesmo no período de frio continua transmitindo Dengue.

Nesta terça-feira, 03, o informativo com o número atualizado de casos confirmados de Dengue em Ourinhos, divulgados pela Vigilância Epidemiológica, informa que foram registrados 102 casos da doença no município, sendo 93 autóctones e 9 importados.

Embora o número de casos na cidade não seja representativo, é bom ficar em alerta. Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica Lília Sionéia Béccheri é dever de cada cidadão: “Todas as pessoas são responsáveis pela limpeza de seus quintais e seus terrenos e, portanto se não cumprirem com suas obrigações estarão desrespeitando as Legislações vigentes, sendo passíveis de serem notificadas, autuadas e multadas”, alertou.

COMO EVITAR A DENGUE?

A única maneira é não deixar que o mosquito se reproduza. Para controlar a população de mosquitos é necessário eliminar todos os possíveis criadouros.

A fêmea do mosquito coloca os seus ovos alguns milímetros acima de coleções de água limpa, desde as mais insignificantes como tampas de garrafas, cascas de ovos, cascas de caramujos, até as de grandes proporções como piscinas abandonadas e caixas d’água.

PRINCIPAIS CRIADOUROS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI, EM RESIDÊNCIAS, QUE DEVEM SER ELIMINADOS:

1. Pratos de vasos de plantas: elimine-os ou retire a água e lave-os uma vez por semana com água e sabão/bucha.

2. Bebedouros de cães, gatos e aves: lave com sabão/bucha em dias alternados;

3. Bromélias: retire a água toda semanalmente;

4. Calhas entupidas: desobstrua para a água escoar;

5. Descartáveis: recolha os plásticos, copos, garrafas, saquinhos, etc. e coloque no lixo;

6. Lajes com água empoçada: desentupa os pontos de saída da água;

7. Piscinas desativadas ou não tratadas: trate ou mantenha coberta;

8. Caixas d’água: mantenha cobertas com tampa;

9. Pneus velhos: guarde em local coberto e seco ou mantenha todos cobertos com lona;

10. Garrafas: guarde em local coberto ou com os gargalos para baixo.

PRINCIPAIS LOCAIS COM CRIADOUROS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI QUE DEVEM SER FISCALIZADOS NA COMUNIDADE:

1. Borracharias: com pneus a céu aberto;

2. Ferros velhos: a céu aberto;

3. Cemitério: flores plásticas, vasos de plantas sem orifícios para escoamento de água, embalagens de celofane dos vasos, reservatórios de água.

4. Terrenos baldios sujos: com mato, lixo, entulhos, etc.

5. Terrenos baldios; quintais de residências “abandonadas” e/ou sem moradores.

6. Serviços públicos e privados, instituições/entidades: com circulação diária de grande número de pessoas: Escolas; Faculdades; Hospitais; Serviços de Saúde; Fórum; Fábricas, etc.

RECOMENDAÇÕES À POPULAÇÃO DA ZONA URBANA E RURAL PARA PREVENIR A DENGUE:

1- Mantenha boas condições de limpeza em seu quintal e terreno, evitando o acúmulo de lixos, mato e entulho, etc. Cubra ou guarde em locais fechados entulhos, restos de obras, pneus, garrafas e demais objetos alojados no quinta;

2- Elimine possíveis criadouros, removendo a água parada de diversos tipos de recipientes que ficam no quintal como: pratos de vasos de flores, vasos, bebedouros de animais, plásticos, garrafas, pneus, brinquedos, baldes e masseiras;

3- Mantenha as caixas d'água bem fechadas e também os galões e tambores d'água; limpe calhas; escoe a água das lajes; limpe e trate a água da piscina com produtos químicos adequados; mantenha bem esticada a lona usada para cobrir entulhos e masseiras para evitar acúmulo de água;

4- Evite ter bromélias em sua residência, pois servem como criadouros do mosquito transmissor da Dengue;

5- Use semanalmente 10 minutos do seu tempo para inspecionar seu quintal e eliminar as águas paradas e possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegpyti.

6- As instituições públicas e privadas, empresas e escolas, clubes, centros esportivos, cemitérios, hospitais, locais onde circulam muitas pessoas diariamente (classificados como imóveis especiais) devem escalar um funcionário para efetuar vistoria nas partes externas e internas dos prédios e eliminar os criadouros;

7- Residentes na zona rural devem seguir todas as recomendações acima e eliminar a água dos cochos;

8- Leve ao cemitério apenas vasos com flores naturais, com orifícios para escoamento de água, sem pratinhos e sem papel celofane ou plastificado. Flores artificiais e papéis decorativos transformam-se em criadouros do mosquito Aedes.

A SEMANA TEM 1.080 MINUTOS. QUE TAL USAR APENAS 10 PARA AFASTAR O PERIGO DA DENGUE?

A iniciativa é inspirada em uma estratégia de controle do Aedes Aegypti adotada em Cingapura, que foi capaz de interromper o pico de epidemia no país com ações semanais, de apenas 10 minutos, da população dentro de suas residências para limpeza dos principais criadouros do Aedes.

O mosquito transmissor da Dengue vive e se reproduz dentro das nossas casas. Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da doença.