A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, convida a população para o XXIII Festival de Música de Ourinhos, que neste ano celebra o tema “Brasilidades”. O tradicional evento, reúne músicos e professores de renome nacional e internacional e será realizado de 14 a 18 de julho, reunindo. A programação inclui oficinas voltadas aos estudantes de música e apresentações gratuitas abertas a toda a comunidade.
SHOWS
Durante as cinco noites de Festival, artistas renomados de diferentes gêneros se apresentarão no Teatro Roque Quagliato, nas dependências do Colégio Santo Antônio. As apresentações ao vivo e gratuitas permitem a conexão entre o estudo e a prática, valorizando a diversidade de estilos, vozes e sonoridades. Confira a programação:
- 14/07 (Segunda-feira) – 20h30: Quinteto Fronteiras OSESP
- 15/07 (Terça-feira) – 20h30: Badi Assadi
- 16/07 (Quarta-feira) - 20h30: Samba da Chinela Voadora
- 17/07 (Quinta-feira) – 20h30: Paulo Maia e Sexteto – O Universo do Calendário do Som
- 18/07 (Sexta-feira) – 20h30: Hamilton de Holanda Trio, Live in NYC
O Colégio Santo Antônio se localiza na Rua Arlindo Luz, 800 – Centro. Todas as oficinas e apresentações serão nas dependências da escola.
OFICINAS
O Festival oferece três dias de oficinas para práticas de instrumentos, voz e técnicas, além da passagem de experiências sobre o mundo da música, sempre com professores gabaritados e de alta relevância no cenário nacional.
As inscrições já estão abertas no site
https://escolademusica.ourinhos.sp.gov.br/festival e estão sujeitas à disponibilidade de vagas por oficina. Para receber o Certificado de participação, os participantes devem ter frequência mínima de 75% nas aulas e solicitar o certificado por meio de um formulário próprio ao final do festival.
A apresentação de Encerramento das Práticas, será realizada na sexta-feira, 18 de julho, às 14h00, no Pátio do Colégio Santo Antônio.
Assim como nos anos anteriores, o Festival oferecerá alojamento e as tradicionais canjas para integração entre os participantes. Mais informações estão disponíveis no site oficial.
HOMENAGEM
A professora Neusa Fleury, escritora e ex-secretária de Cultura de Ourinhos, será a grande homenageada do evento, para que os mais jovens conheçam e se inspirem em sua paixão pelas artes. Sua atuação à frente de projetos educacionais, grupos corais e programas culturais foi fundamental para consolidar Ourinhos como um polo de formação musical reconhecido nacionalmente.
REALIZAÇÃO
O 23º Festival de Música tem realização da Associação Paulista Amigos da Arte, Difusão CultSP, Orquestra Sinfônica Nacional Brasileira, Escola Municipal de Música, Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Ourinhos e Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas. Apoio: Colégio Santo Antônio, Fundação Educação Miguel Mofarrej, Unifio, ACE Ourinhos, Senac, Proac SP, SESC e Governo do Estado de São Paulo.