05 JUN 2014
EDUCAÇÃO
ALUNOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL GARANTEM VAGAS PARA A FASE ESTADUAL NA VIII OLÍMPIADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA

No último sábado, 31, alunos da Rede Municipal das EMEFs Profª Amélia Abujamra Maron, Profª Adelaide Pedroso Racanello e das escolas Estaduais ETEC Jacinto Ferreira de Sá e EE Justina de Oliveira Gonçalves, participaram da VIII Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR, em São Bernardo do Campo/SP.

O diferencial desta edição foi que este ano o Estado de São Paulo foi o maior em inscrições de equipes com mais de 350 delas. As equipes que representam Ourinhos eram mistas e compartilharam conhecimentos e equipamentos e, desta forma, puderam, em parceria, enfrentar outras escolas de todo o Estado de São Paulo.

Ourinhos participou com cinco equipes diferentes e conseguiu classificar duas delas, as outras três ficaram entre as dez melhores. As duas equipes conquistaram vaga para a etapa Estadual, que ocorrerá dia 09 de agosto do corrente ano.

As equipes que representam Ourinhos também foram as únicas a representar a escola pública entre tantos renomados colégios particulares e, além disso, foi o único município que contou com o privilégio de ter um aluno de inclusão.

A emoção tomou conta do momento em que o professor interlocutor anunciou à plateia que naquela equipe havia um aluno com deficiência auditiva, o João.

Acompanhado pela Professora Intérprete, Juliana Firmino, o aluno pode interagir com o interlocutor e foi dada uma salva de palmas para ele, todos em libras batendo palmas para o João. Este é um exemplo para todos de que a inclusão é possível em todas as modalidades de ensino, tornando-o mais rico e dinâmico, solidário e humano.

A Secretaria Municipal de Educação agradece o empenho da Professora Cristiane Grava Gomes e os demais professores que apoiaram e acompanharam os alunos durante a viagem. Parabéns aos alunos que, com dedicação e competência, conquistaram vagas para a próxima etapa e ótimas classificações.

O DESAFIO

Hoje são comuns situações adversas em que ocorrem desastres em lugares inóspitos em que humanos não conseguem chegar para prestar ajuda e resgate. São projetados para isso robôs dotados de sensores capazes de localizar e salvar vítimas de diversas catástrofes como terremotos, avalanches e presas em cavernas por exemplo.

O desafio proposto é o RESGATE: consiste em o robô percorrer um trajeto aleatório por uma linha preta e desviar de vários obstáculos até encontrar a suposta vítima, que é uma latinha de refrigerante, que está em uma terceira sala que ele só chegará ao subir uma rampa com uma inclinação de uns 20°.