06 JUN 2014
NÚCLEO DE CONTROLE DE VETORES REALIZA ATIVIDADES PARA COMBATER A DENGUE

A Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos tem mantido como rotina a atividade de arrastão em diversos bairros de Ourinhos, desde janeiro de 2014. A atividade iniciou nos bairros com maiores índices de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti.

Os arrastões são visitas domiciliares realizadas casa a casa em áreas de risco para a proliferação do Aedes Aegypti, áreas de risco ou de maior vulnerabilidade para a infecção por Dengue ou áreas com casos suspeitos ou confirmados. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Obras, que até este momento continua nos cedendo um caminhão, diariamente, com o respectivo motorista.

O objetivo de orientação e inviabilização de criadouros, incentivando os moradores a se desfazerem de materiais inservíveis (sobretudo aqueles que possam servir de criadouro para o mosquito). Até o final de maio, foram recolhidos 17,5 toneladas de materiais inservíveis.

Esta é uma ação de extrema importância para a redução da oferta de criadouros ao mosquito e do aparecimento de outros animais vetores de doenças (como ratos) e animais peçonhentos (escorpiões, por exemplo), diminuindo desta forma o risco de acidente.

A Vigilância destaca que diferentemente dos mutirões, as pessoas não devem colocar nenhum tipo de material inservível na calçada. Os munícipes devem aguardar a visita do agente, que efetuará uma vistoria nas áreas externas do imóvel para identificar/retirar materiais inservíveis que possam servir de criadouro para o mosquito.

Em maio os bairros com casos de Dengue, trabalhados pela Equipe de Controle de Vetores foram os seguintes: Vila Nova Sá, Jd. Josefina, Jd. Europa, Vila Kennedy, Jd. Nova Christoni, Jd. Flórida, Parque Minas Gerais, Jd. Flamboyant, Vila Boa Esperança, Vila Christone, Vila Perino, Jd. Vista Alegre, Jd. São Francisco e Vila Sândano. Foi efetuado bloqueio mecânico (remoção de criadouros), bloqueio químico da nebulização para "eliminar" o mosquito Aedes e orientação aos moradores destes bairros.