07 JUN 2014
EMEF GEORGINA AMARAL REALIZA PROJETO SOBRE MONTEIRO LOBATO

Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da EMEF Georgina Amaral Santos Lopes (CAIC) realizaram, no segundo bimestre, o Projeto Pedagógico Monteiro Lobato. A justificativa foi que conhecer a obra do autor é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer, é contribuir para a construção da cidadania.

As professoras do 3º ano ressaltaram que Monteiro Lobato significa literatura de muita qualidade e história. Paraelas, não ler suas obras é abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade cultural.

Nesse Projeto foram apresentadas a biografia do autor, bem como foram realizadas leituras de sua autoria, músicas e caracterização de personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. A Professora da sala 306, Aparecida de Lourdes Evaristo Rocha, realizou a Oficina de Boneco de Milho (Visconde de Sabugosa).

Já a Professora Juliana Fermino Pinto, da Sala 303, trabalhou com releituras de “Emília – A Marquesa de Rabicó” com o tema Emília Moderna. A Professora Nilva Camargo Lima Vaz, da sala 304, trabalhou com a caraterização do personagem Pedrinho, ressaltando aspectos importantes da zona urbana e zona rural (tema trabalhado nas disciplinas de História e Geografia).

Os alunos da sala 305, da Professora Patrícia Polônio Feltrin enfatizaram a personagem Tia Anastácia, trabalhando receitas e fazendo os bolinhos de chuva da Tia Anastácia. A Professora Letícia Moreira de Melo Kakitani, da sala 404, trabalhou a boneca Emília, utilizando retalhos coloridos.

Os trabalhos foram expostos na Secretaria Municipal de Educação, os quais foram muito elogiados pelos visitantes e profissionais da educação. A tarefa de ensinar com prazer foi a proposta deste projeto que, além de oportunizar um maior conhecimento a respeito de um dos maiores nomes da literatura brasileira, pode oferecer, de maneira lúdica, atrativa e interdisciplinar o efetivo ensino/aprendizagem.

Para a Secretaria Municipal de Educação, a escola foi muito feliz em desenvolver o projeto Monteiro Lobato, sendo este muito rico em conteúdo e de relevância para a cultura e o folclore brasileiro.

FOTO: Alunos em uma das atividades do Projeto Monteiro Lobato: Oficina de Boneco de Milho (Visconde de Sabugosa)