11 JUN 2014
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE CAPACITAÇÃO COM A AUTORA TEREZINHA BERTIN

A Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos, por meio da Coordenação de Área de Língua Portuguesa, em parceria com a Editora Ática, promoveu, no Centro de Referência do Ensino Fundamental – CREF, uma formação com a Professora Mestre Terezinha Costa Hashimoto Bertin, uma das autoras da Coleção “Projeto Teláris”, livro didático adotado pelas escolas que atendem os anos finais do Ensino Fundamental daRede Municipal de Ensino.

A Professora Mestre Terezinha Costa Hashimoto Bertin possui licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo (USP/SP); especialização em Linguística Aplicada; pós-graduação em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e mestrado em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP).

Além disso, ela é Professora Universitária de Português e Teoria da Literatura e Assessora Técnico-Pedagógica para Escola da Rede Pública e Particular. Autora do projeto Viagem Nestlé pela Literatura e da coleção didática Tudo é linguagem.

O público que a prestigiou, formado por professores de Língua Portuguesa e professores convidados, assistiu à palestra atentamente, tendo como foco principal a produção de textos e avaliação, além de orientações sobre práticas na sala de aula utilizando o material didático adotado.

A formação buscou fortalecer a importância da produção de texto no processo de aprendizagem dos alunos e na sua formação como cidadão crítico. Por meio de orientações práticas, enriqueceu o conhecimento dos docentes, abrindo espaço para discussões e reflexões sobre o trabalho realizado em sala de aula.

A Professora Terezinha Bertin enfatizou a necessidade da escola e, por sua vez, a dos professores levarem para os alunos um conhecimento da cultura e do mundo que muitas vezes as crianças e adolescentes não recebem em casa, tornando o ambiente escolar um espaço de mudança e de descobertas, que propicie o desenvolvimento da cidadania.

A formação continuada dos professores é uma das vertentes de maior relevância para a Secretaria Municipal de Educação, que acompanha e busca meios de priorizar a aprendizagem dos alunos.