12 JUN 2014
SAÚDE
CARRETA “MULHERES DE PEITO” REALIZA EXAMES PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA NA 48ª FAPI

Por Agência JP2

A unidade móvel de mamografia do Programa “Mulheres de Peito” da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo está presente na 48ª FAPI.O projeto tem o objetivo de facilitar o acesso e incentivar a realização do exame de mamografia para detecção precoce de tumores malignos na mama, que é indicado para mulheres acima de 35 anos.

A unidade móvel funciona das 13h às 1h, e está situada atrás do Pavilhão II do Comércio. A equipe é composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos.

A carreta é equipada com mamógrafo, aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

O exame tem duração de 15 minutos. É necessário retirar senha com o horário de atendimento. Os resultados são entregues em dois dias úteis. Segundo a supervisora técnica do projeto, Roseni Noventa, caso alguma alteração na mama seja diagnosticada, a paciente pode fazer uma complementação da mamografia, um exame de ultrassom ou uma biopsia para identificar o problema. “Todas as formas de análise das anomalias estão disponíveis na unidade móvel. No caso positivo de câncer de mama, a sede indicará uma unidade de referência da região para prosseguir com um tratamento”.

Lizete Mendes aproveitou sua visita à FAPI para fazer o exame preventivo e aprovou o atendimento. “A presença desta unidade móvel na FAPI facilita o acesso da mulher à realização do exame”.

Após o término da 48ª FAPI, a carreta continuará em Ourinhos até o dia 30 de junho, na praça Melo Peixoto. O atendimento será de acordo com o horário comercial, das 9h às 19h.