23 JUN 2014
SAÚDE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA INFORMA QUE VACINA CONTRA A GRIPE SERÁ APLICADA ATÉ O DIA 30

Ministério da Saúde autorizou vacinação em Professores, Policiais Civis e Militares, Bombeiros e profissionais dos Correios (carteiros e funcionários administrativos)

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o Ministério da Saúde solicitou que os municípios apliquem a vacina contra a Influenza, por meio da campanha de vacinação contra a gripe, até o dia 30 de junho, próxima segunda-feira.

Os grupos prioritários foram expandidos também para vacinar Professores (da Educação Infantil, Fundamental e também o Ensino Médio de escolas públicas e privadas), Policiais Civis e Militares, Bombeiros e os Profissionais dos Correios (carteiros e funcionários administrativos), porém a procura ainda está baixa. “Solicitamos que as pessoas que compõe este novo grupo procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para se imunizar, pois a procura tem sido baixa. É importante esclarecer que a vacinação desses grupos será realizada mediante apresentação de identificação específica ou crachá. Por isso você professor, policial ou profissional dos Correios, vacine-se, mas aproveito para pedir que as pessoas dos demais grupos como gestantes (vale lembrar que vacinação em gestantes é muito importante, pois confere uma dupla proteção: à futura mamãe e ao seu bebê), idosos, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais que ainda não se vacinaram, que se imunizem até o dia 30 de junho”, alertou a diretora de Vigilância Epidemiológica Lília Sionéia Béccheri.

Até o último dia 18 os números de cobertura vacinal contra a gripe durante a campanha nacional de vacinação são os seguintes:

• Cobertura média geral em Ourinhos: 80,13%

• Cobertura média geral no GVE XIII Assis: 78,24%

• Cobertura média geral no estado SP: 79,03%

• Cobertura média geral no Brasil: 83,55%

Doses de vacina influenza aplicadas em outros grupos em Ourinhos:

• População privada de liberdade: 116

• Funcionários do sistema prisional: 37

• Outros grupos sem comorbidades: 123 (pessoal da Educação+ pessoal Polícia Militar e Civil+ pessoal dos Correios)

Lília Béccheri informa ainda que as crianças que nunca foram vacinadas (primovacinadas) receberão duas doses, sendo a segunda aplicação 30 dias após a primeira. Os pais devem ficar atentos e lembrar-se do retorno à unidade de saúde para a segunda dose da vacina.

“Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a vacina, produzida pelo Instituto Butantan, também protege a população contra outros dois tipos do vírus influenza: influenza A H3N2 e B”, reforçou a diretora de Vigilância Epidemiológica.

GRUPOS DE RISCO:

Os grupos de risco que devem ser imunizados são: idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde. Além de pessoas que têm doenças crônicas do fígado, pulmonares, neurológicas, cardíacas, renais ou diabetes, imunossupressão, assim como transplantados.

A Vigilância Epidemiológica alerta que as gestantes, bem como os idosos e doentes crônicos, procurem o quanto antes os postos para tomar a vacina, uma vez que são pessoas com maior possibilidade de evolução para quadros graves com risco de morte.